TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO MINERAL NÃO ENERGÉTICA

Por:   •  14/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.145 Palavras (9 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 9

Colégio Albert Einstein

João Victor Ramos Affonso

A PRODUÇÃO MINERAL NÃO ENERGÉTICA

São Paulo

2017

Introdução

        Este trabalho tem como intuito abordar uma série de assuntos correlacionados com a produção mineral não energética, tais como a composição dos minerais, classificação dos minerais, a produção dos commodities minerais, produção de minério de ferro, manganês e nióbio no Brasil e no mundo, a apropriação dos recursos naturais  e as implicações ambientais.  

        Tais temas são fundamentais para o entendimento da indústria mineral mundial, que também influenciam diretamente na economia nacional e global.

Minerais, suas composições e classificações

        Os minerais não energéticos são divididos em duas categorias, os minerais metálicos, e os não metálicos. Os metálicos são grande maioria,e são apenas denominados metálicos, quando é possível a sua extração com fins econômicos. Minérios enquadrados nesta categoria: Minério de ferro, Manganês, Estanho, Nióbio, Cobre e Alumínio. E entre os minerais não metálicos, são o: Cal e o Sal marinho.

        Os minerais são classificados como metálicos quando em sua composição há elementos físicos e químicos de metal, que possibilitam uma razoável condução de calor e eletricidade. Já os metais não metálicos, são os minerais que não tem em sua composição propriedades do metal, como por exemplo, o diamante.

        Minerais metálicos:

     

Minério de ferro – composto por hematita, magnetita, siderita, etc. Produção de aço e ferroligas e aparece em diferentes minérios. A China é o maior produtor mundial e mais importador sendo responsável por mais de 40% da produção siderúrgica mundial. Brasil é o segundo maior exportador de minério de ferro. O Quadrilátero Ferrífero é responsável por mais de 60% da produção do minério no Brasil. A maior parte da produção do minério de ferro está ligada à Cia Vale.

     

Manganês – composto por pirolusita, rodocrosita e polianita. Um dos mais importantes metais ferrosos do mundo, seu uso mais importante é na siderurgia na fabricação de aço. A Serra do Carajás é a área de maior produção no país e o Maciço do Urucum possui as maiores reservas de manganês em território nacional.

     

Estanho – composto por cassiterita. É utilizado na indústria siderúrgica para a fabricação de soldas e folhas de flandres (latão). O estanho em liga com o cobre produz o bronze.

     

Nióbio – composto por pirocloro. Utilizado em ligas metálicas  como ferro-nióbio, que apresenta alta resistência mecânica e e sofre corrosão em temperaturas elevadíssimas. Suas propriedades possibilitam sua utilização em indústrias de alta tecnologia como no setor aeroespacial, de reatores atômicos e de supracondutores de eletricidade. O Brasil detém as maiores jazidas desse minério (97,5% do total mundial).

       

Cobre – composto por cuprita. Metal não ferroso utilizado na fabricação de fios e cabos elétricos para equipamentos eletrônicos, indústria automobilística e construção civil. O Brasil é relativamente pobre nesse minério e por isso tem grande dependência exterior.

         

Alumínio – composto por alumina (beneficiamento da bauxita) é um material leve, maleável, facilmente transformado em lâmina, bom condutor elétrico e de calor. Sua utilização mais expressiva é no setor aeronáutico, na produção de aviões. O Brasil é um dos maiores produtores de bauxita (explorado na Serra dos Carajás e no Vale do Rio Trombetas na cidade de Oriximiná). Sua exploração é realizada pela empresa Mineração Rio Norte S/A. No mercado interno o mineral é direcionado principalmente para Barbacena (PA) – a Albrás (Alnorte) – e São Luiz (MA) – a Alumar.

        Minérios não metálicos:

         Cal – composto por calcário. Importante para o setor civil em construções e o agrícola em correções de solos ácidos.

      

Sal marinho – proveniente do Nordeste e Rio de Janeiro, é obtido pelo processo de cristalização por evaporação em áreas com fatores naturais propícios como: topografia plana, baixa pluviosidade e ventos constantes.

Produção dos commodities minerais

        Commodity é um produto que é produzido e comercializado em escala global, o termo “commodity” vem do inglês, que significa mercadoria. Dessa forma, o preço é determinado pela demanda global, e não pela empresa produtora, tendo em vista que o importante é o produto e não sua marca.

        Existem vários tipos de commodities, mas os principais são os agrícolas e os minerais, porque ambos são produzidos em grande escala e são considerados matéria-prima para todo o tipo de produção. O Brasil é um grande produtor das commodities agrícolas e minerais, sendo que a maior commodity mineral produzida e exportada é o minério de ferro.

        Porém, as commodities têm seus riscos, devido seus preços serem regulados conforme a demanda global, quando há uma recessão, os danos a economia são globais.

 

Produção do minério de ferro, manganês e nióbio no Brasil e no mundo

Minério de ferro

O Brasil é o segundo maior produtor de minério de ferro no mundo, ficando atrás apenas da China. A produção do minério de ferro no Brasil se concentra nas mãos da Vale, que detém 84,52% da produção nacional. Também em segundo lugar, fica o tamanho das reservas de minério de ferro no Brasil.

        Apesar da China ser a maior produtora de Minério de ferro no mundo, o Brasil ganha destaque no cenário internacional devido ao alto teor encontrado nos minérios Hematita (60% de ferro), predominante no Pará, e Itabirito (50% de ferro), predominante em Minas Gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (83 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com