TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pratica de Integração

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

PRATICA DE ENSINO: Integração Escola e Comunidade

DAVOINE FRANCISCO COLPANI

RA: 1409848

FABIANA ACHILLES BELMIRO ROCHA

RA: 1415922

LINS

2015

DAVOINE FRANCISCO COLPANI

RA: 1409848

FABIANA ACHILLES BELMIRO ROCHA

RA: 1415922

PRATICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE

Cafelândia/São Paulo

Ano 2015

Introdução

Escola Aberta, ou seja, a Escola da Família (que funciona aos finais de semana) é um programa que visa atender nos espaços das escolas públicas, pessoas da comunidade ali inseridas. A Escola Aberta foi designada para atender as necessidades atuais de muitos indivíduos de periferias com vulnerabilidade social e tem como foco o jovem, a escola e a comunidade e o objetivo é construir uma cultura de paz em prol da educação.

A formação da Escola Aberta foi formalizada com o intuito de retirar das ruas os jovens ociosos, pois demonstra que há uma redução dos números de mortes de jovens nos bairros na qual as escolas ficam abertas nos fins de semana, justificada pela abertura dessas instituições. O projeto representa uma estratégia que o governo buscou para minimizar os problemas locais, colocando através dessa abertura escolar um apoio aos alunos para saírem das ruas e realizarem atividades que estimulem suas aptidões físicas e morais, além colaborar com a redução do número de mortes entre jovens das comunidades.

O projeto oferece atividades de esporte, lazer, cultura, inclusão digital e preparação inicial para o mundo do trabalho. De tal modo, é possível que através da interação com atividades possam colaborar no processo de progresso da qualidade de vida da população e no bem estar físico e social, gerar incentivo e participação em sala de aula e nos estudos. Ainda existe uma necessidade de verificarmos as questões políticas e sociais que envolvem o programa, trazendo elementos que possam colaborar em um melhor entendimento sobre a sua aplicabilidade social e educacional do indivíduo. O desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio histórico.

Os conhecimentos através da interação do sujeito com o meio promove a linguagem e a capacidade de aprender. Nossa problemática norteia a seguinte questão: através da Escola Aberta é possível resgatar valores e instigar o estudante na melhoria de seu aprendizado?

. Essa pesquisa pode oportunizar o incentivo a cidadania, resgate de valores e formação cultural, trazendo um novo olhar para a inserção de mais projetos desse tipo em nosso Estado, visando à inclusão e o respeito à vida.

Na introdução dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é abordada a relevância em: [...] mostrar a importância da participação da comunidade na escola, de forma que o conhecimento apreendido gere maior compreensão, integração e inserção do mundo; a prática escolar comprometida com a interdependência escola-sociedade tem como objetivo situar as pessoas como participantes da sociedade – cidadãos - desde o primeiro dia de sua escolaridade. Para concretizar esse intento, é imprescindível que ocorra integração entre a escola e a comunidade atendida, com reconhecimento e valoração dos saberes extracurricular e efetivação de parcerias no trabalho educativo, atingindo o maior contingente de pessoas em sua área de localização. Devemos considerar que todos os participantes do processo educativo têm a capacidade de elaboração propostas para a melhoria da educação. Esse processo de interação deve ser pautado no diálogo e na confiança. Para isso a escola deve oportunizar “situações de encontro” a fim de conhecer os recursos da comunidade e os aspectos da sua realidade, visando à melhoria do ensino-aprendizagem.

Segue um exemplo de projeto que poderia ser aplicado na escola/comunidade que tem por objetivo suprir necessidades de seus alunos/comunidade

Categoria Currículo

Titulo A Sustentabilidade do Planeta: Energia

Limpa

Proponente Escola/comunidade

Escola VALDOMIRO SILVEIRA

O projeto será desenvolvido por classes em

Poderá ser realizado em dois dias com 8ª série do Ensino Fundamental – Ciclo II e 1ª, 2ª, 3ª séries do Ensino Médio, permanecendo aberto a todos os alunos para visitação e a comunidade em geral, inclusive enviando convite as demais escolas da cidade.

60 Alunos

05 Professores

02 Coordenadores Pedagógicos

03 Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica

01 Supervisor de Ensino

Público Alvo

Numero de Horas 30h

JUSTIFICATIVAS

“O homem não pode participar ativamente na história, na sociedade, na transformação da realidade se não for ajudado a tomar consciência da realidade e da sua própria capacidade de transformar”. Na sociedade atual são primordial que a escola ofereça aos alunos todas as oportunidades possíveis dentro e fora da escola para desenvolver seus potenciais de aprendizagem em busca de uma formação que lhe favoreça o acesso com segurança e conhecimento a diferentes situações na sociedade a que pertence, pois o educar significa formar para o mundo, de forma que o educando saiba reconhecer e enfrentar problemas do cotidiano. A formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com