TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova de Geomorfologia Continental

Por:   •  12/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

Prova de Geomorfologia Continental

APX1

  1. Quais são as principais diferenças entre os modelos evolutivos do Relevo propostos por DAVIS e PENK? Com base nos cadernos didáticos da disciplina apresente as principais características desses modelos apontando suas diferentes abordagens sobre o conceito de Nível de Base e a dissecação do relevo.
  1. A abordagem sistêmica se tornou fundamental para a geomorfologia ao permitir a análise integrada de diferentes fatores que atuam na dinâmica do relevo. Escreva um texto sobre os principais tipos de sistema utilizados pela geomorfologia, abordando as suas características mais relevantes e suas aplicações para o entendimento da dinâmica do relevo.
  1.  Porque o estudo das vertentes é tão importante para a geomorfologia continental? Quais as relações que podemos apontar entre a forma das vertentes e os processos geomorfológicos? Porque as vertentes são definidas como sistemas dinâmicos?
  1. Os processos erosivos nas vertentes são importantes para o entendimento da dinâmica geomorfológica das encostas. Nese sentido torna-se fundamental identificar os tipos de erosão e suas diferentes maneiras de atuar na remoção dos materiais das encostas. Escreva um texto sobre erosão nas encostas, identificando os principais tipos de erosão que atuam nas vertentes e apontando suas características.

Questão 1 – R: Para Davis a relação entre o entalhamento da talvegue e os efeitos de denudação podem obter efeitos intermitentes e com intensidade variável, a partir de um soerguimento associado à movimentos tectônicos das placas formando uma serra, depois que a serra é formada tem inicio ao processo de pediplanação. O principal fator da teoria de Davis era que o relevo evoluiria de cima para baixa e tendo a mesma quantidade de retirada de matéria igualada. Já Penks, considerado o principal crítico de Davis,  tem como teoria que a retirada da matéria ocorre devido ao soerguimento e é diferenciado então por sua ação do tipo de estrutura rochosa, com tudo, Penks defendia que a evolução das formas de relevo tinha como base o recuo paralelo das vertentes até ficar a área mais resistente ao processo erosivo.

Questão 2 –  R: A geomorfologia é um conhecimento específico, sistematizado, que tem por objetivo analisar as formas do relevo, buscando compreender os processos pretéritos e atuais. Como componente disciplinar da temática geográfica, a geomorfologia constitui importante subsídio para a apropriação racional do relevo, como recurso ou suporte, considerando a conversão das propriedades geoecológicas em sócio-reprodutoras (Kügler, 1976, caracteriza as funções sócio-reprodutoras em suporte e recurso do homem). O termo morfogênese é um conceito muito importante dentro da geomorfologia. Seu conceito está atrelado à origem e evolução que as formas de relevo sofrem ao longo do tempo, em função dos agentes internos e externos. 

De acordo com essa visão integradora, é significativa a contribuição dos estudos geomorfológico se sua inter-relação com outros elementos do sistema ambiental, além de relevante às atividades humanas.As formas de relevo explicitam os condicionantes da litológica, os resultados dos processos endógenos e exógenos e sua evolução.

Questão 3 – R: Há vários objetivos no estudo das vertentes. Para o geomorfólogo, elas são unidades da superfície da Terra fundamentais para explicar a evolução do relevo. Os estudos das vertentes não interessam apenas aos geógrafos da disciplina geomorfologia, mas também aos engenheiros, agrônomos e outros profissionais que lidam com agricultura, mineração ou atividades afins. Contudo cada um destes profissionais só se preocupa com um aspecto particular das vertentes. O geomorfólogo é o único que tem uma visão abrangente de todos os aspectos das vertentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com