TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geomorfologia continental

Por:   •  26/10/2016  •  Abstract  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Formação de Professores

São Gonçalo, 13 de julho de 2015

Graduação de Geografia

Disciplina: Geomorfologia Continental

Professora: Anice Esteves Afonso

Aluno: João Carlos Reguete Martins Marques

Fichamento

GUERRA, A. J. T. Processos Erosivos nas Encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. (orgs.). Geomorfologia – Uma Atualização de Bases e Conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994 (2ª edição), p. 149-207.

“Este capitulo aborda a erosão dos solos nas encostas causada pela água oriunda do escoamento superficial e subsuperficial. Apesar de ser um problema em escala mundial, a erosão dos solos ocorre de forma mais séria nos países em desenvolvimento, com regime de chuvas tropicais, sendo considerada por Blaikie (1985) uma causa e consequência do subdesenvolvimento.” (p. 149)

“Apesar da importância que os solos têm para sobrevivência da espécie humana, dos vegetais e dos animais da superfície da Terra, parece que o homem tem dado pouca atenção a esse recurso natural, pelo menos no que diz respeito a sua utilização e conservação.” (p. 150)

“Os fatores controladores são aqueles que determinam as variações nas taxas de erosão (erosividade da chuva, propriedades do solo, cobertura vegetal e características das encostas).” (p. 150)

“Os fatores podem ser subdivididos em erosividade (causada pela chuva) e erodibilidade (proporcionada peças propriedades do solo), características das encostas e natureza da cobertura vegetal, que, na maioria das vezes, retarda os processos erosivos, mas que, em certas circunstancias, pode também funcionar como agente acelerador do processo.” (p. 151)

“ Uma definição simples dada por Hudson(1961): “Erosividade é a habilidade da chuva em causar erosão”. Embora a definição seja simples, a determinação do potencial erosivo da chuva é assunto muito complexo, porque depende, em especial, dos parâmetros de erosividade e também das características das gotas de chuva, que variam no tempo e no espaço (Guerra, 1991ª).” (p.151)

“A intensidade da chuva é parâmetro determinado em várias estações meteorológicas e é muito importante em estudos que se relacionem com a energia da chuva.” (p. 152)

“A intensidade da chuva tem papel importante nas taxas de infiltração. De acordo com Stocking (1977), a partir do encharcamento do solo, a infiltração diminui rapidamente. Isso depende das propriedades do solo, características da encosta, cobertura vegetal e do próprio tipo de chuva. A intensidade da chuva, indicada por Horton (1993), influencia no escoamento superficial, quando a capacidade de infiltração é excedida” (p.152)

“As propriedades do solo são de grande importância nos estudos de erosão, porque, juntamente com outros fatores, determinam a maior ou menor susceptibilidade à erosão” (p. 154)

“O processo de formação de matéria orgânica, no solo, dependendo da flora e da fauna que vive sobre ou dentro do solo.” (p. 156)

“Uma parte considerável da matéria orgânica do solo é formada por raízes e micro-organismos.” (p. 156)

“Estudos dos diversos autores citados acima parecem demonstrar que a matéria orgânica é o melhor agente agregador do solo, aumentando a estabilidade dos agregados” (p. 158)

“A densidade aparente dos solos é outro fator controlador que deve ser levado em conta quando se tenta compreender os processos erosivos, pois se refere à maior ou menor compactação dos solos.” (p.159)

“A porosidade está relacionada de maneira inversa com a densidade aparente, ou seja, à medida que a densidade aparente de um solo aumenta, a porosidade diminui e, em consequência, ocorre a redução da infiltração de água no solo.” (p.160)

“Os fatores relacionados à cobertura vegetal podem influenciar os processos erosivos de varias maneiras: através dos efeitos espaciais de cobertura vegetal, dos efeitos na energia cinética da chuva, e do papel da vegetação na formação de húmus, que afeta a estabilidade e teor de agregados.” (p. 161)

“Os fatores relativos às encostas podem afetar a erodibilidade dos solos de diferentes maneiras: por meio da declividade, do comprimento e da forma da encosta.” (p. 163)

“A erosão dos solos é um processo que ocorre em duas fases: uma que constitui a remoção (detachment) de partículas, e outra que é o transporte desse material, efetuado pelos agentes erosivos.” (p. 165)

“O ciclo hidrológico é o ponto de partida do processo erosivo. Durante um evento chuvoso, parte da água cai diretamente no solo, ou porque não existe vegetação, ou porque a água passa pelos espaços existentes na cobertura vegetal.” (p. 166)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com