TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química e Fertilidade do Solo

Por:   •  25/6/2023  •  Artigo  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo Dirigido Aula 7 - Química e Fertilidade do Solo

  1. Qual a origem das cargas elétricas nos solos?
  2. Ionização atmosférica: A atmosfera terrestre contém uma variedade de partículas carregadas, como íons positivos e negativos. Essas partículas são formadas principalmente por processos naturais, como radiação cósmica, raios, radiação solar e atividade vulcânica. Quando essas partículas se movem através do ar e entram em contato com o solo, podem transferir suas cargas elétricas para ele.
  3. Processos biológicos: A atividade biológica no solo, como a decomposição de matéria orgânica por microrganismos, pode resultar na produção de íons e cargas elétricas. Além disso, as raízes das plantas também podem liberar íons no solo, contribuindo para a carga elétrica total.
  4. Interações com substâncias químicas: Certos minerais presentes no solo podem liberar íons e cargas elétricas quando estão em contato com a água. Isso ocorre devido a reações químicas entre os minerais e a água que resultam na dissociação de íons. Esses íons podem então contribuir para a carga elétrica do solo.
  5. Transferência de carga de objetos carregados: Quando objetos carregados eletricamente, como materiais condutores, entram em contato com o solo, eles podem transferir suas cargas elétricas para o solo. Isso ocorre devido ao fluxo de elétrons entre o objeto e o solo, buscando equilibrar as cargas.
  6. Descargas elétricas naturais: Descargas elétricas naturais, como raios, podem atingir o solo e transferir uma quantidade significativa de carga elétrica para ele. Essas descargas podem ocorrer durante tempestades e são uma das principais fontes de carga elétrica nos solos.

  1. O que são cargas do tipo permanente e do tipo variáveis?
  2. Como as cargas elétricas em solos podem ser alteradas?
  3. Quais os constituintes do solo que contribuem para capacidade de troca de cátions (CTC) e quais contribuem para troca de anions (CTA)?
  4. Explique por que um solo altamente intemperizado rico em óxidos de ferro e alumínio apresenta CTC na camada superficial e não CTA.
  5. Qual o papel da matéria orgânica na adsorção de metais pesados em solos?
  6. Em termos de desenvolvimento de cargas elétricas (positivas ou negativas) o que significa um solo ter seu valor de pH abaixo do seu PCZ? E acima?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (144.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com