TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ratzel e a Geopolítica

Por:   •  18/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Durante o século XIX, surgia na Alemanhã a Escola alemã da Geopolítica, onde em seu título havia o novo termo que, em linhas gerais é a relação de dominação do estado na economia e sociedade de outro território. Em 1897, o autor alemão Friedrich Ratzel, publicou o livro “politische geographie”, (Geografia Política, 1897). Assim, não é exagero afirmar que o mesmo revolucionou a geografia de seu tempo. Todavia, não foi o único. Ratzel influenciou autores como Rudolf Kjellén e Karl Haushofer que também tiveram notórias concepções sobre a corrente que emergia. Ademais, cabe pontuar que apesar do título de “pai da geopolítica” ter sido dado a Ratzel, a palavra “geopolítica” foi desenvolvida por Kjellén.

A obra “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin, foi uma influenciadora no trabalho de Ratzel de cunho político e naturalista. De modo que, se torna polêmico quando o mesmo reduz o homem a um animal, quando não diferencia as suas qualidades especificas. Logo, quais possuíssem as características de melhor adaptação ao meio sobreviveriam. Anos mais tarde, essa seria uma das bases para o desenvolvimento do Nazismo alemão e também uma legitimação da dominação imperialista realizada pelos europeus nos territórios dos demais continentes.  

Rudolf Kjellén propõe uma corrente dedicada ao estudo da dominação dos territórios, sobretudo tratando da relação entre estado e espaço geográfico. Tal como está em seu livro “a ciência do Estado enquanto organismo geográfico tal como este se manifesta no espaço” (O Estado como forma de vida, 1916). Haushofer teve uma visão expansionista da corrente, sendo assim, logo os ideais já haviam saído da Alemanha e chegado no Japão e na Itália. Tais autores, com suas carreiras no meio militar atribuíram a geopolítica um caráter bélico, atribuindo-a estratégias militares. Dessa forma, um elemento fundamental na teoria de Ratzel era a necessidade de expansão do território alemão. Para então a Alemanha ter um estado politicamente forte e assim se equipará a outras nações europeias que não tiveram o processo de unificação tão tardio como no pais germânico. Por anos a concepção da Geografia Política proposta por Ratzel esteve em ascensão, até que o autor francês Vidal de La Blache iniciou suas ideias que refutariam as ideias de Ratzel e dos seus discípulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (203.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com