TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A República Federal da Nigéria

Por:   •  24/4/2017  •  Seminário  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

A República Federal da Nigéria, popularmente conhecida como Nigéria é o país mais populoso da África e o oitavo país mais populoso do mundo, localizada no centro-oeste da África, possuindo área de 923.768 km².

Tornando-se independente em 1960, foi formada pela reunião do povo Ibo com o povo Hausa. No leste do país ficava a província de Biafra, os ibos eram provenientes dessa província, e formavam a elite da Nigéria. De uma forma geral eram os que tinham os melhores salários e empregos. Num golpe de Estado, em 1966, um grupo de oficiais do exército da etnia ibo tomou o poder. No entanto, em um contragolpe, o novo governo foi derrubado e os ibos passaram a ser caçados e massacrados no país inteiro.

Os que conseguiram escapar fugiram para a sua província de origem e se declararam independentes. A província de Biafra era muito rica em petróleo. Por esse motivo, o governo não iria aceitar sua separação, tendo em vista que era a região mais rica do país. Fator que resultou numa guerra civil que teve início 6 de Julho de 1967 a 13 de Janeiro de 1970.

A Guerra do Biafra foi uma das primeiras guerras da África pós-colonial a conter as principais características dos conflitos que estouraram no continente nas décadas seguintes: as rivalidades tribais, a ferocidade dos senhores da guerra, a escala genocida, a interferência desastrosa de nações ocidentais (no caso de Biafra, com a venda de armas para ambos os lados do confronto) e a crise humanitária. A superioridade militar do governo nigeriano levou a um lento estrangulamento das forças rebeldes e do território separatista. Morreram na guerra, aproximadamente um milhão de pessoas, em sua maioria ibos. A República do Biafra se rendeu e foi anexada novamente ao território da Nigéria.

O principal líder da Nigéria foi Yakubu Gowon, e o da República do Biafra foi  Odumegwu Ojukwu.

Com as tropas nigerianas a isolarem a província rebelde, limitando a quantidade de produtos de fora que aí podiam chegar, em curto prazo a escassez de alimentos tornou-se crônica, e em breve a fome em grande escala assola a população. Desde o fim da guerra civil, o país vem sendo governado por militares, a administração pública é dominada pela corrupção.

"Em setembro do ano passado, Biafra estava quase morta. (...) Milhares de crianças morriam de inanição, todos os dias, e centenas de milhares mais exibiam sua barriga inchada e os cabelos avermelhados, vítimas de subnutrição em avançado grau." (Reportagem da revista VEJA em 1969)

Atualmente, pouco mudou e muitos ainda sofrem o resultado da guerra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com