TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Industrial

Por:   •  24/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

          REVOLUÇÃO INDUSTRIAL


E.E.B FREDERICO HARDT

DISCIPLINA  : GEOGRAFIA

PROFESSOR  : RAFAEL

ASSUNTO      : REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

ALUNA           :EVERTON WALZBURGER

TEMA             : PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

                           SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

                           TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

SÉRIE             : 3:05                         DATA: 07/06/13


Introdução

  Este trabalho ter por finalidade apresentar um breve resumo do que foi e o que é revolução industrial pois ainda estamos dentro da terceira revolução. Dentro do trabalho a as datas de cada revolução, o grande invento de cada uma delas e também o país onde se iniciou. As revoluçoes indústrias próprio dito o nome revolucionaram o mundo tornando o trabalho cada vez mais fácil e rápido, descobrindo novas fontes de energia e até meios de substituir o homem por meio da máquina, a também de se destacar a migração que ocorreu devido as revoluções industriais.


 Primeira Revolução

  Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução¹.

  O principal acontecimento tecnológico da época foi o invento da máquina a vapor o trabalho artesanal foi substituído pela utilização da máquina em quase todos os setores. Um dos primeiro setores da indústria a utilizar a máquina a vapor foi o setor têxtil. O carvão virou o meio de se conseguir energia mais utilizado sendo usado como fonte de energia do outro principal invento da época a locomotiva, que dinamizou o transporte de matéria-prima, pessoas e distribuição de mercadorias, dando um novo panorama aos meios de se locomover e produzir.

 A partir da houve o que podemos descrever como migração. Sendo que a população vendo o comércio crescendo nas grandes cidade e no campo, o homem sendo substituído pela máquina viram a necessidade de partir para as grandes cidades. Devido a isso as grandes cidades dobraram de polução, o que levou a criação de bairros marginalizados ocupados por trabalhadores pobres.


Segunda Revolução

A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período¹.

  A evolução cientifica foi grande na época sendo que inúmeros aparelho, automóveis, motores entre outros, que foram criados nesta época estão em uso até hoje claro que mais aprimorados. Em destaque temos o invento do motor a combustão por Nikolaus August Otto, que possibilitou o desenvolvimento do automóvel dos navios e aviões da época. Por outro lado o uso da energia elétrica teve um nova utilidade com a invenção da lâmpada incandescente. O petróleo e a energia elétrica se tornaram os principais meios de se conseguir energia na época, sendo que o petróleo introduzo um ritmo de produção mais acelerado nas fabricas, começava a era do mineral como principal meio de se conseguir energia.

  Novas experiências no ramo da química permitiram o aprimoramento de novos minérios antes sem importância, o aço e o alumínio o fora amplamente utilizados por sua resistência e fácil manipulamento. A produção de aço permitiu a fabricação de meio de locomoção mais ágeis e baratos.

Aprofundando o assunto temos o Taylorismo e o Fordismo. Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerado uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica.²O fordismo por sua vez é o nome dado ao modelo de produção automobilística em massa, instituído pelo norte-americano Henry Ford. Esse método consistia em aumentar a produção através do aumento de eficiência e baixar o preço do produto, resultando no aumento das vendas que, por sua vez, iria permitir manter baixo o preço do produto.³

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (125.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com