TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEGUNDA ATIVIDADE DE BIOLOGIA DOS ORGANISMOS

Por:   •  11/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.356 Palavras (10 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 10

DISCIPLINA: Biologia dos Organismos

PROFESSOR(A): Ana Silvia Lapenta e José Ricardo Penteado Falco

ACADÊMICO (A) Cristina Correia da Silva

R.A.:62158                       Polo: Engenheiro Beltrão

SEGUNDA ATIVIDADE DE BIOLOGIA DOS ORGANISMOS

A atividade é individual e deverá ser digitada em letra tamanho 12 e espaçamento entre linhas 1,5cm. Não há número mínimo, nem máximo, de linhas/laudas para as respostas. Essa atividade terá peso 1 e deverá ser enviada pelo link aberto no ambiente moodle no dia 24 de maio de 2019. Não há necessidade de citação (direta ou indireta). Indicar apenas a referência utilizada. Cópias serão desconsideradas.

Capítulo 9

1). Quais os parâmetros que devem nortear uma análise da biodiversidade de uma determinada área? (nota: 1,0)

Os parâmetros que devem nortear uma análise da biodiversidade de uma determinada área, são a quantidade de área de estudo, plantas nativas e estado de conservação.  Dessa forma, faz-se necessário verificar as possíveis causas de degradação da área, conservação do solo, levantamento de espécies no local e fauna nativa. Nesse sentido, fazemos uma definição consensual a respeito da Biodiversidade, pois ela compreende-se como toda variedade de formar e vidas existentes na terra, vista como a totalidade dos ecossistemas, das espécies e dos genes. Como exemplos de parâmetros da biodiversidade da área temos; a riqueza de espécies, que trata-se do número de espécies existentes na comunidade e, a equitabilidade, que é a abundância de cada espécie existente na região. Portanto, quanto maior a quantidade da riqueza de espécies e quanto maior a equitabilidade entre as espécies, maior será a biodiversidade.

Capítulo 10

2). Considerando as relações energéticas (fluxo de energia aliado ao ciclo de matéria) entre os seres vivos e os ciclos do carbono e do oxigênio, produza um texto correlacionando a preservação/regeneração de florestas com efeito estufa e temperatura do planeta. (Nota: 2,0)

Em síntese, podemos dizer que no ciclo do oxigênio os seus átomos são utilizados pelos seres vivos, o gás oxigênio é um dos componentes da atmosfera e associado ao hidrogênio constitui-se a água. Na forma de O2, é absorvido pelas plantas e animais, usado no processo de respiração. A água também é usada pelas plantas no processo de fotossíntese. O oxigênio também tem outras funções em outros processos combinatórios. Já o ciclo do carbono é de suma importância na constituição das moléculas orgânicas. O carbono que usados pelos seres vivos está presente no ambiente. Ele combinado ao oxigênio forma-se as moléculas de gás carbônico presentes na atmosfera ou dissolvidas nas águas dos mares, rios e lagos. Assim, faz parte da biomassa através do processo da fotossíntese. Os seres fotossintetizantes incorporam o gás carbônico atmosférico, transformando-se em moléculas orgânicas.

Contudo, a emissão de carbono na atmosfera é produzida por 79% do processo de respiração, pela queima de material orgânicos, combustíveis fósseis ou não, tem ainda como resultado a atividade vulcânica. Por conseguinte, o gás carbônico presente na atmosfera é fundamental componente do efeito estufa, um fenômeno atmosférico natural, que ocorre porque gases como o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e óxido nitroso (N2O) são transparentes e deixam penetrar a luz solar em direção externa da Terra. Esse fenômeno faz com que a atmosfera fique aquecida após o pôr-do-sol, resfriando-se devagar durante a noite.

Nesse ínterim, a intensificação do efeito estufa em relação aos níveis atuais, são preocupantes, pois quanto maior a concentração de gases estufa na atmosfera, maior será a capacidade de prender a radiação terrestre, e maior será a temperatura da Terra. O vital gás estufa é o vapor de água, todavia sua concentração é um tanto variável no tempo e espaço. Já o CO2, segundo gás significativo, tem causado polêmica quanto à quantidade emitida e principais locais e fontes de emissão e da necessidade de controle da mesma. Isso ocorre devido ao aumento de sua concentração na atmosfera e seu tempo de vida na atmosfera.

 Nesse sentido a preservação e regeneração de florestas colabora na redução da quantidade de gás carbônico na atmosfera, mas não o bastante para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Ademais, áreas de floresta colaboram para a regulação do ciclo hidrológico.  Além disso resulta em outros benefícios, como a regulação de regimes de chuvas. As florestas por sua vez, são de extrema relevância para a absorção de CO2, principalmente quando estão crescendo, pois estas também transformam o CO2 atmosférico em matéria orgânica sólida por meio da fotossíntese, “limpando” a atmosfera. Portanto, um considerável número de árvores plantadas, pode auxiliar a diminuição da concentração de CO2 na atmosfera. Pois, no processo de queima de florestas, o gás carbônico que estava armazenado durante anos e anos na forma de plantas, é emitido de volta para a atmosfera em minutos.

 Considerando esses fatores, salienta-se que as emissões das florestas que esfriam o clima têm um papel expressivo na regulação da temperatura do planeta. E quando fazemos a derrubando das florestas, acabamos com este efeito esfriador, e aumentamos o aquecimento global. Portanto, impedir a derrubada de florestas é algo primordial para conter as emissões de carbono. E regenerar florestas é essencial na recaptura de carbono que foi lançado na atmosfera, impedindo o aumento da temperatura.

3). Produza um texto destacando a importância do uso de energias alternativas por indivíduos (pode ser você) e pela a sociedade brasileira e mundial. (Nota: 1.5)

Pelo fato do mundo produzir dióxido de carbono todos os dias, o qual continua na atmosfera da terra por vários anos. Ele contribui de forma significativa para o aquecimento global e mudanças climáticas. Isso favorece situações problemáticas que vivemos atualmente, como as secas desastrosas e as chuvas extremas. Portanto é de suma importância usarmos as fontes de energia alternativas. Elas trazem importantes benéficos para economia e meio ambiente, planeta.

Essas energias alternativas são relevantes porque possuem um impacto ambiental menor que as outras fontes de energia convencionais, como por exemplo as de base de combustíveis fósseis. Além de serem alternativas são também renováveis, como por exemplo; a energia solar e a eólica. Em termos de economia e emprego, a energia renovável faz mais uso de mão de obra do que as de combustíveis fósseis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com