TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A crítica marxista.

Por:   •  5/10/2015  •  Resenha  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

A crítica marxista.

No âmbito do pensamento marxista as cidades e a urbanização sempre foram vistas de uma forma positivas, assim os marxistas fazem uma análise crítica sobre o propósito  da funcionalidade da urbanização  para o capitalismo. Quando os marxistas fazem sua análise eles estão bem próximos uns dos outros.

 Já no campo teórico marxista vem tendo um interresse pelas grandes cidades, enquanto são formadas arenas de conflitos sociais, sendo nesse determinado ponto que os atores conservadores e o marxismo estão próximos como a formação Economia Política Urbana. 

Essa Economia Política Urbana renovou o interresse do marxismo pela urbanização, mas Marx e Engels não se ocuparam do com os problemas urbanos, neste capitulo o autor relata uma citação feita por Marx e Engels ( A burguesia submeteu o campo ao dominio da cidade, criou cidades enormes, aumentou num grau ekevado o número da população urbana em face da rural e desse modo, arrancou uma parte significativa da população à idiotía [ Idiatismus] da vida rural ( Marx e Engels, 1982).

No que diz respeito aos autores brasileiros, muitos deles acataram as teorias dos estrangeiros sem maiores questionamentos, como idéias e conceitos e as teorias de intelectuais europeus, como Manuel Castells, Jean Lojkine entre outos intelectuais.

 Sobre a análise marxista no qual específica a urbanização para o capitalismo, onde a matriz marxista contribuiu para a nossa compreensão da realidade, que o capitalismo está presente  no crescimento das cidades urbnanas. No Brasil o geógrafo Roberto Lobato Corrêa vem realizando estudos importantes sobre inportantes estudos, os estudos sobre o processo de saída do campo para as cidades.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com