TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DINÂMICA EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

Por:   •  30/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE CEUMA

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

Prof. Márcio Cunha

Disciplina: Futebol/Futsal

Antônio Marcos Barbosa Cordeiro Filho

Dmitry Pereira Silva

Norvana Paula dos Santos Rocha

DINÂMICA: Condução de Bola

São Luís – MA

2019

DINÂMICA: CONDUNÇÃO DE BOLA

A atividade aqui proposta é uma dinâmica de condução de bola em grupo, onde dividiremos a turma em três equipes com números iguais de pessoas. Iremos utilizar o método analítico e alguns fundamentos do futebol para executar esta dinâmica. Esta atividade será organizada por alunos do curso de Educação Física Bacharelado, onde os mesmos iram aplicar esta atividade com seus companheiros de turma.

Serão colocadas filas e em frente de cada fila um cone, em uma certa distância onde cada integrante conduzirá a bola utilizando tanto o pé direito quanto o pé esquerdo (bilateralidade). Após realizar a volta no cone e chegando a uma determinada área marcada por outro cone menor, o participante efetuará o passe para o próximo companheiro, que irá repetir o mesmo procedimento, depois de feito todo o trabalho o mesmo irá se posicionar no final da fila e assim acontecerá com os demais participantes.

Sendo uma atividade que atribui realizar tais procedimentos, vencerá a equipe onde todos os participantes concluírem as etapas da dinâmica, de forma correta respeitando todos os procedimentos mencionados anteriormente.

Agora se tratando de aplicar esta atividade fora do âmbito da faculdade, a faixa etária ideal para este feito é em crianças de aproximadamente 12 anos de idade.

 Método escolhido para essa dinâmica;

Método analítico: é o método pelo qual os jogadores automatizam, compreendem e fixam gestos específicos, trabalha situações que dificilmente aconteceria dentro do jogo, que é imprevisível.

Fundamentos utilizados:

Condução de Bola: é a melhor maneira de movimentar-se com a bola, sem perder o contato, ou seja, tê-la ao seu domínio.

Passe:  o passe é o momento que você passa a bola ao seu companheiro, assim fazendo com que o jogo flua, e o time passa chegar com mais rapidez no ataque. No passe simples a região de contato se inicia do dedão e vai até calcanhar. A perna de apoio fica ligeiramente flexionada e a perna de passe é elevada do quadril para fora, para o eixo longitudinal do pé que fica perpendicular à direção da bola. A posição escolhida em que fica a perna do passe impede de se obter grande distância.

Recepção: a recepção corta da bola é indispensável em qualquer partida de futebol, e ocorre da seguinte maneira: em uma bola rasteira, a perna de apoio fica ligeiramente flexionada e a outra afastada para fora, para o eixo longitudinal do pé fique perto da bola, e usando a parte interna do pé a pessoa faz o domínio da bola

Bilateralidade: a bilateralidade está ligada a capacidade motora do indivíduo, e no caso do futebol a pessoa que tem essa capacidade consegue efetuar movimento como passe, recepção, condução, chute etc. usando tanto a perna esquerda quanto a direita de modo efetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com