TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A erosão é o processo de desprendimento e arraste acelerado das partículas do solo

Por:   •  18/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 2

A erosão é o processo de desprendimento e arraste acelerado das partículas do solo ocasionado pela ação da água e do vento. Quando essa degradação é consequência das ações do homem sobre o solo, é muito mais acelerada do que a ocasionada de forma natural (BERTONI e LOMBARDI NETO; 1990). Possui três etapas: rupturas dos agregados, transporte de partículas e deposição dos sedimentos. (TOSTO e PEREIRA, 2012)

A consequência é a perda progressiva de fertilidade e produtividade do solo, podendo a chegar à sua total esterilização e desertificação quando não tomadas providências adequadas. (Braga e outros, 2005)

Com o desenvolvimento econômico global, a maioria dos países apoiou-se na exploração e utilização dos recursos naturais provocando efeitos adversos na qualidade do meio ambiente. O aumento na industrialização trouxe a principio o aumento da produção e da produtividade, principalmente nos produtos agrícolas. Assim houve aumento no uso de insumos, da mecanização e da expansão da monocultura, ocasionando a degradação de grandes superfícies. O problema intensificou-se com a produção em áreas inaptas ou incapazes de suportar a demanda, provocando erosão e contaminação de solos e águas com agroquímicos, reduzindo assim sua capacidade produtiva ao longo tempo. Isso ocorre devido à falta de análise detalhada entre a produtividade e a estabilidade dos ecossistemas tropicais . (Marques et. al., 2003)

A degradação do solo é um grave problema mundial da atualidade, é preciso planejamento e regulamentação da ação do homem e desenvolvimento de técnicas de manejo que não prejudiquem o solo/ meio ambiente para começar a ter um controle desta grave ocorrência e proliferação.

Bibliografia:

BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. São Paulo: Ícone, 1990;

BRAGA, B. et al. Introdução à Engenharia Ambiental: O desafio do desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

MARQUES, J.F.; SKORUPA, L.A.; FERRAZ, J.M.G. Indicadores de sustentabilidade em agroecossistema. Jaguariúna, SP: Embrapa Meio Ambiente. 2003.

TOSTO, S. G.; PEREIRA, L. C. Zoneamento da erosão do solo como instrumento de planejamento ambiental. Simpósio Usos, Manejo e Gestão dos Recursos Naturais, na Conferência da Terra - Fórum Internacional do Meio Ambiente, João Pessoa, PB. Anais... João Pessoa, PB: UFPB, 2012. 11 p.

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/processos-erosivos.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com