TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dos Processos de transporte de poluentes no solo e nas águas subterrâneas, bem como sua problemática para o ambiente físico e para os organismos

Por:   •  5/7/2018  •  Artigo  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 6

Estudo dos processos de transporte de poluentes no solo e nas águas subterrâneas, bem como sua problemática para o ambiente físico e para os organismos

OLIVEIRA, R. G.; GOMES, A. V. S.; PRADO, A. C. D.;

Universidade do Estado do Amapá – (UEAP)

Autores correspondentes: e-mail, rafael.rds.rds.rds@gmail.com ;

Resumo: O presente artigo teve como objetivo fazer um estudo de revisão bibliográfica dos principais contaminantes e poluentes encontrados no solo e nas águas subterrâneas, bem como os processos de ingresso e transporte destes. Buscou-se analisar suas formas de ingresso no meio físico, principalmente por atividades antrópicas, sua dispersão e os principais impactos causados por eles nos organismos e nos ecossistemas. Os resultados apresentam .......

Abstract: The article aimed to make a literary study of the main contaminants and pollutants found in soil and water, as well as the transportation processes of these. The aim was to analyze the entry of these contaminants in the physical environment, mainly by anthropic activities, and the main impacts caused by them in the physical environment and in the organisms present in these ecosystems. The results show ........

Palavra-Chave: contaminação, poluição, solo, água, transporte, impactos.

Introdução

        A contaminação e, consequente poluição do solo e da água do subsolo, é um processo quase sempre relacionado com as atividades antrópicas. O desenvolvimento econômico e práticas como a agricultura, mineração, lançamento de gases em indústrias, produção de energia elétrica e descarte inadequado de resíduos domésticos e industriais acarretam impactos no meio físico e afetam as comunidades biológicas em diversos ecossistemas (Dyminski, 2006).

        Podemos definir contaminante com sendo um produto encontrado em um determinado meio com concentração abaixo dos níveis aceitáveis e, poluentes, como sendo um produto encontrado em um determinado meio em níveis acima do tolerável (Dyminski, 2006).

        Existem variados processos físico-químicos e bioquímicos de transporte e retenção de poluentes no solo e nas águas subterrâneas. Alguns dos processos físicos são: Advecção e dispersão (difusão molecular, dispersão hidrodinâmica e difusão), que são responsáveis, principalmente, por sua dispersão. Já os processos bioquímicos propiciam o transporte e/ou retenção dos poluentes no solo.

Os processos de transporte por reações químicas ocorrem por reações de dissolução, formação de complexos ou quelação, Co-ousovência e ionização, e a retenção e atenuação de poluentes ocorrem por: Adsorção, absorção, sorção hidrofóbica,  biodegradação, degradação abiótica, volatização e decaimento radioativo.

        Outros fatores, além dos já citados, também podem influenciar no transporte e/ou retenção/atenuação dos contaminantes no solo e nas águas do subsolo. Características do contaminante como: solubilidade, densidade, concentração, pH, DBO e DQO influenciam na percolação desses compostos no meio físico. Além disso, algumas características do solo como porosidade, CTC e composição química também influenciam na sua interação com os contaminantes, acarretando em maiores ou menos impactos.

        A degradação decorrente de contaminação e poluição pode acarretar diversos impactos no meio físico, ocasionando modificações na composição físico-química e biológica do solo e comprometendo a sua fertilidade. Já a degradação da água pode inviabilizar seu uso para o consumo humano e em atividades econômicas, além dos possíveis impactos nos corpos d’água como eutrofização e morte de seres aquáticos.

O objetivo desse estudo foi o de revisar, agrupar e sintetizar informações acerca da contaminação e poluição do solo e águas subterrâneas, de modo a entender quais atividades possibilitam essa contaminação, como ocorre o ingresso desses contaminantes no meio físico, quais as formas e como ocorre o transporte desses poluentes, bem como os impactos que eles causam no ambiente e nos organismos vivos.

Materiais e Métodos

        A metodologia utilizada foi a revisão de literatura baseada em artigos científicos, livros e outros materiais a respeito do assunto. Neste artigo, buscou-se a generalidade da problemática sobre o assunto, não sendo realizado o estudo de determinados casos específicos, mas sim uma visão geral a cerca da problemática que envolve a contaminação do solo e das águas subterrâneas.  

Atividades humanas que contaminam o solo e as águas do subsolo, e seus principais contaminantes         O solo e a água são recursos naturais indispensáveis à sobrevivência da vida no planeta Terra, sendo a produção de alimentos dependente destes bens. A utilização de modernas técnicas nos sistemas de produção agrícola provocou a introdução de uma grande variedade de substâncias sintéticas no meio ambiente. Dentre estas substâncias, os agrotóxicos recebem grande destaque, além de representarem um risco ambiental quando manejados de forma incorreta pelo homem (STEFFEN et al., 2011).

        Agricultura: É uma das atividades que mais contaminam e poluem o solo e a água subterrânea, devido a sua exigência de grande extensão de terras e de utilizar grande volume de água, tornando-se assim potencialmente perigosa para o ambiente.

        O desenvolvimento da agricultura no país, nas duas últimas décadas, está diretamente relacionado ao aumento da área cultivada e da produtividade. A este último fator está associado diretamente o uso de fertilizantes e agrotóxicos (ZOBY et al., 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com