TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação entre sustentabilidade e geografia no contexto escolar

Tese: A relação entre sustentabilidade e geografia no contexto escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Tese  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Caderno de Pesquisa, n.118, março/ 2003.

Relação entre sustentabilidade e geografia no contexto escola

Nos últimos anos muito tem se falado em sustentabilidade, mas qual o significado deste termo tão popular em nossa sociedade? E como envolvê-lo no processo educativo?

O aumento populacional e industrial agregado ao consumo e demanda por riquezas naturais e minerais tem feito o nosso planeta reagir de forma agressiva. Percebemos acontecimentos estranhos e inesperados em relação ao clima, assim como desastres naturais que ocasionam problemas nas áreas produtivas de alimento do planeta. Mas nem tudo está perdido, ainda podemos reverter esse quadro, pois se não mudarmos a forma como exploramos os recursos naturais e passarmos a viver a sustentabilidade, pereceremos de forma brutal e emersos em nossos próprios resíduos. A educação para a sustentabilidade é uma importante forma de educar os seres humanos para a mudança de atitudes diretas e indiretas, buscando o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, o bem estar da sociedade e a preservação do meio ambiente.

Construir valores, conhecimentos e atitudes voltadas para a sustentabilidade ambiental e para a melhoria da qualidade de vida exige que as pessoas saibam se colocar no mundo, seja em relação à natureza ou sociedade. É preciso saber como as coisas acontecem geograficamente, pois o espaço está em constante transformação e a geografia permite o conhecimento dessas mudanças nas paisagens, regiões, territórios e lugares, transformações estas que são fruto de intervenções humanas. É justamente neste aspecto que o ensino de Geografia é fundamental, pois possibilita aos estudantes questionar, refletir e compreender o mundo em que vivemos, analisando questões que envolvem a sociedade, a natureza e as novas relações que se estabelecem no espaço local.

Sustentabilidade pode ser definida como o uso racional de recursos naturais para satisfazer as necessidades atuais da população, surge para enfrentar a crise ecológica, a necessidade de tornar compatível a melhoria nos níveis e qualidade de vida com a preservação ambiental. Porem isso não deve comprometer as gerações futuras, ou seja, é a capacidade que o ser humano tem de interagir com o mundo sem agredir o meio ambiente, usando de forma inteligente os recursos naturais para que se mantenham no futuro.

O educador ao trabalhar com educação ambiental tem a função de mediar a construção de referenciais ambientais e deve usá-los como instrumentos que visem o desenvolvimento de uma prática social focada no conceito da natureza deve fazer uso de “propostas pedagógicas centradas na conscientização, mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos educandos”(REIGOTA, 1998). Dessa forma estará despertando nos educandos o estímulo para uma visão global e crítica das questões ambientais, formando uma base sólida de compreensão fundamental do meio ambiente local e global, dos problemas e possíveis soluções e da responsabilidade de cada na construção de uma sociedade saudável.

Educar para a sustentabilidade é um dever dos professores em geral, cada um com sua contribuição, porem ao professor de geografia cabe o uso de metodologias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com