TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACADÊMICOS: CÍRIA FRAGATA; DÍDIMO REIS; FRANK DUTRA; JUVELINO BENTES; KEZE ALVES; LUIZA CIDADE; ROSEANE CRISTINA GAMA; TASSON MAGALHÃES

Por:   •  12/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS- UEA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS- CESP

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

ORIENTADORA: PROF.ª DR.ª ALEM SILVIA MARINHO.

ACADÊMICOS: CÍRIA FRAGATA; DÍDIMO REIS; FRANK DUTRA; JUVELINO BENTES; KEZE ALVES; LUIZA CIDADE; ROSEANE CRISTINA GAMA; TASSON MAGALHÃES

RELATÓRIO DO ESTUDO E ANÁLISE DOS PROCESSOS GEOLÓGICOS-GEOMORFOLÓGICOS ENVOLVIDOS NA FORMAÇÃO DA BACIA SEDIMENTAR AMAZÔNICA E DA SERRA DA VALÉRIA EM PARINTINS-AM

INTRODUÇÃO

Este estudo foi realizado nas margem direita do Rio Amazonas no trecho entre a cidade de Parintins e Vila Amazônia e nas comunidades de São Paulo e Bete Seme que visa destacar a importância dos estudo geológicos do relevo a partir da observação e análise feita pelos acadêmicos de Geografia da universidade Estadual do Amazonas UEA/PIN no dia 23 de julho de 2017.

O objetivo principal desta aula de campo foi compreender os processos geológicos e geomorfológicos envolvidos na formação da Bacia Amazônica e da Serra da Valéria em Parintins-AM.

A metodologia utilizada foi a observação in loco nas áreas que compreendem a cidade de Parintins e Vila Amazônia e a Serra da Valéria.

Para a apresentação dos resultados da aula de campo, foi utilizado embasamento teórico dos assuntos discutidos nos percursos e dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, assim como das explicações da Prof.ª Dr.ª Alem Silva Marinho durante os estudos práticos.

1. BACIA SEDIMENTAR AMAZÔNICA

Marinho (2017), em seu breve relato diz que a bacia sedimentar amazônica é uma Macroforma estrutural preenchida por pacotes sedimentares, sobre tudo da era cenozoico com sedimentos marinhos e continentais, conforme descreve Ross (2003, p. 330),

As bacias sedimentares constituem-se com estruturas de grandes representatividades territorial ao longo dos continentes. Essas bacias são formadas por espessos pacotes de rochas sedimentares que chegam a ultrapassar 5.000 m. As bacias sedimentares da Amazônia, e do Parnaíba e a do Paraná, são exemplos de grandes bacias, cujas origens e idades são posteriores ao Pré-cambriano. São chamadas de bacias Fanerozóicas, ou seja, que se formaram ao longo do Paleozóico, Mesozóico e do Cenozóico, através de diferentes fases de deposição marinha, glacial ou continental.

Eiras at al. (1994), descreve que as Bacias sedimentares são separadas por discordâncias bem marcadas, formando seis supersequências de pacotes sedimentares que contam as história de cada período nesse processo de formação dos pacotes.

Ainda Ross (2003, p. 34) diz que as bacias sedimentares recobrem parcialmente as áreas cratônicas ou de plataformas, ocupando 75% da superfície emersa da Terra, embora em volume as rochas sedimentares, sejam bem menos representativas do que as ígneas e metamórficas.

A Bacia sedimentar Amazônica é a mais recente, final do período Mesozoico e início do cenozoico, tem sobretudo sedimentos cenozoico, sendo que esta começou a se formar quando os andes começaram a soerguer. Nesse período o mar se fechou, visto que o mesmo passava do atlântico para o pacifico, e ao fechar a passagem deixou sedimentos marinhos e os depósitos terrestres, pelo desgaste dos planaltos, no fundo da Bacia sedimentar amazônica encontra-se as rochas cristalinas e acima dela vários pacotes de sedimentos do pleistocênico, pliocênico e holocênico. Diante disso, a bacia sedimentar amazônica é toda deprimida na qual sua área é mais baixa, entre Planalto brasileiro, Planaltos das Guianas e Cordilheiras dos Andes.

O estudo da bacia sedimentar amazônica, possui duas visões, uma geológica e outra geomorfológica, geológica pode ser compreendida como a força interna que a terra produz, organiza, estrutura, (macroestruturas), já a geomorfologica são as forças externas que produz, desgaste, erosão e sedimentação que dão forma aos tipos de relevo. Quando falamos de bacia sedimentar estamos falando de uma estrutura geológica em que em cima vamos encontrar vários tipos geomorfológicos.

As três formas estruturais são: Bacias, Crátons e Cadeias Orogênicas. As mesmas são formadas pela força endógena. O clima (força exógena) é responsável por moldar aquilo que as forças endógenas criaram, originando as formas de relevos.

Observando o perfil da bacia amazônica, pode-se identificar ao norte e o sul, na qual no norte encontra-se terrenos mais alto e ao sul mais baixo. A bacia amazônica é literalmente toda a área que fica entre planalto das guianas, abaixo do planalto brasileiro e a oeste o planalto dos Andes. Antigamente a Pangea reunia todo o continente, a força endógena foi a que causou o movimento das placas tectônicas que abriu espaço para que essa bacia se formasse. Na profundidade da bacia amazônica há rochas cristalinas e o seguimento a cima da bacia, encontra-se sedimentações.

A bacia Amazônica é do período cenozóico, que é dividia em dois períodos importantes: terciário e quaternário. Os mais antigos sedimentos são encontrados na era paleomesozoico.

O trecho que compreende o lado norte e sul da Bacia Amazônica localiza-se a borda com presença de sedimentos. A erosão é responsável pelos desgastes nessas áreas, dando origem as depressões. Nas áreas de depressões há rochas cristalinas que afloram devido à erosão, e isso ocorre através do contato litológico com área sedimentar e cristalina, nas bordas da bacia Amazônica.

Na comunidade da valeria, encontra-se planalto da Amazônia oriental, formado por sedimentos paleomesozoico, cenozoico: terciário e quaternário nas áreas de várzea, é possível encontrar também cenozóico e paleomesozoico, duas rochas sedimentar com idades diferentes.

As áreas altas da Bacia Amazônica são formadas por milhões de anos pela compactação de rochas, quando os Andes se elevaram no final do mesozóico para o cenozóico houve a epirogenia, além das sedimentações nessas áreas.

De Parintins até a Comunidade da Valeria encontra se três tipos de relevos; planície de inundação, terraços e planaltos, essas unidades geomorfologia está dentro do chamamos de estrutura da bacia sedimentar.

O terraço é uma área mais elevada do rio (terra firme), eles foram formados quando o rio tinha um nível de base superior na qual eles estão atualmente. Então o rio já percorreu por cima de Parintins, pois era área de deposição, e posteriormente o rio cavou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com