TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM e desenvolvimento

Por:   •  13/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Tema 7. Sistemas de Arquivos

1)Sistemas de arquivos

Defina e ou explique sistemas de arquivos

Explicando fisicamente como funciona  o sistema de arquivos:

Particionar o disco

Formatar um disco

Na instalação do Sistema operacional ocorrerá a instalação/escolha do tipo de sistema de arquivos

2) O que é Tabela de Alocação de Arquivos (FAT)

3) Quais os tipos de FATs e sua evolução ?

4) NTFS

Confiabilidade  - utiliza informações de arquivos logs e pontos de verificação para RESTAURAR A CONSISTÊNCIA DO SISTEMA DE ARQUIVOS QUANDO O COMPUTADOR É REINICIADO. ELE REMANEJA DINAMICAMENTE O CLUSTER COM O SETOR DEFEITUOSO E O ALOCA EM OUTRO CLUSTER, MARCANDO O CLUSTER DEFEITUOSO.

Mais segurança – Criptografia  - proteger de acessos indevidos, pastas, arquivos. Confidencialidade e a Integridade de dados (informações)

Auxilia no Aperfeiçoamento de um crescimento gerenciável:

- uso cotas de disco;

- especificar quantidade de disco disponível aos usuários;

-rastrear e controlar o uso do espaço de disco.

Suporte a volumes de grande capacidade:

- em tese suporta até 32 exabytes:

-- arquivos de grande tamanho;

- eficiência do uso do disco pelo uso de clusters menores (exemplo 4KB), ou seja, economia de espaço em disco em relação ao FAT32 (NTFS – 4KB, enquanto o FAT32 necessitaria de 16KB para o mesmo cluster);

5)Outros sistemas de Arquivos:

Em geral usados no Linux:

- EXT2 – o primeiro do Linux, não suporta o Journaling. Consequência é que exige demorada verificação quando o sistema é desliga por erro ou incorretamente, aumentando muito a perda de dados. É obsoleto;

- EXT3 – é igual ao EXT2, mas suporta Journaling, o que significa que é possível  manter um relatório de todas as operações e permitir a recuperação rápida em caso de pane ou desligamento indevido do PC. É o mais rápido e com boa segurança contra perda de dados.

- EXT4 – é o sucessor do EXT3 com melhorias:

--novo sistema de alocação de espaço, que reduz a fragmentação dos arquivos; melhora o desempenho e SUPORTE A ARQUIVOS DE ATÉ  16 TERABYTES EM RELAÇÃO AOS 2 TERABYTES DO EXT3.

6) Particionamento de discos

Definição: é a divisão  do disco rígido em espaços que permitam melhor organização dos arquivos.

Na prática faz-se  uma distribuição lógica da capacidade de disco definidas como partições. (faz a fundação com já as salas e quartos do seu imóvel).

Vantagens:

No caso do Windows:

Consegue-se organizar melhor os dados, deixando a primeira partição para sistema operacional e aplicativos e a segunda para os dados. Então uma vez que depois de instalar o sistema operacional todos os aplicativos e drivers, pode-se fazer uma imagem do sistema para ser restaurado por ferramentas do próprio fabricante (pontos de recuperação do Windows). O backup dos dados é feitos a partir da segunda partição sem se misturar com o SO, aplicativos e drivers.

Linux o sistema é todo particionado de forma a ter-se estanqueidade em relação aos arquivos de sistemas operacionais, drivers, área de swap, etc. permitindo uma manutenção mais eficiente e eficaz, pelo uso estratégico do particionamento na arquitetura do sistema operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com