TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO TEXTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES, ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  1/12/2018  •  Monografia  •  7.618 Palavras (31 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO

1 ESTUDO DE ARTIGO        3

2 ANÁLISE DO TEXTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES, ENSINO FUNDAMENTAL – FASE II        5

3 ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA        7

4. ENTREVISTA COM A PROFESSORA REGENTE        8

5 DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO        9

5.1  DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 1        9

5.2  DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 2        11

5.3 DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 3        13

6  ELABORAÇÃO DE PLANO DE UNIDADE        15

7 APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AULA PARA O PROFESSOR REGENTE        22

8 REGÊNCIA (INTERVENÇÃO PRÀTICA)        23

9 ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO        25

10 ELABORAÇÃO DO PROJETO PARA O ESTUDO DA GEOGRAFIA LOCAL        27

11 APRESENTAÇÃO DO PROJETO        29

12 CONSIDERAÇÕES FINAIS        30

13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        31



 1 ESTUDO DE ARTIGO

        O artigo estudado sobre o programa nacional do livro didático e as mudanças nos processos da avaliação dos livros de Geografia escrito pela Giséle Neves Maciel, traz a realidade do livro nos bancos escolares e com o corpo docente de geografia no Brasil afora. O artigo estudado foi muito bem escrito trazendo a pessoa que lê uma realidade que geralmente não se tem idéia de como é o processo de escolha das coleções que se encontram nas bibliotecas dando suporte ao ensino da geografia.

        O programa de avaliação do livro didático começou no ano de 1990, e em 1993 o MEC decidiu que além de distribuir o livro didático esses deveriam ser avaliados para analisar sua qualidade e funcionalidade.  Já o PNLD foi criado pelo Decreto nº. 91.542, de 19/8/85, fica evidenciado que os livros didáticos no Brasil ficaram muito tempo sem uma avaliação, no começo do programa os livros eram simplesmente comprados e distribuídos, com esse processo de avaliação ficou institucionalizado que somente os livros aprovados pela equipe avaliativa poderiam ser adquiridos e distribuídos as escolas.

        Com a avaliação dos livros didáticos eram submetidos a essa avaliação de forma individual, mais tarde começaram a serem avaliados em coleções, os livros avaliados recebiam uma, duas ou três estrelinhas, conforme a qualidade didática era classificada com as insígnias. Vários professores e universidades já trabalharam nessas avaliações, mesmo com todo esse aparado para a avaliação do livro didático erros são encontrados nessas obras.

        Segundo a autora do artigo ela identificou através de sua pesquisa erros em edições que foram repedidos em novas edições, dando a impressão que mesmo com todo esse controle para classificar as obras para a distribuição nas escolas é notado erros grosseiros passam que edição para edição, também é notado que editoras de grandes grupos editorias tem se destacado em produzir essas obras, sendo considerado oligopólio.

        Chegasse à conclusão que a avaliação feita por coleções dos livros didáticos da mais chances a produção de livros com erros, no sistema individual do livro tem uma melhor avaliação no controle evitando os erros.

        O programa do livro didático no Brasil já foi considerado o maior programa de avaliação e distribuição de livros do mundo, é muito importante esse programa para os estudantes e professores, pois o livro ajuda a todos dando suporte ao ensino.         Nesses 30 anos de programa do livro didático mais de setenta coleções de geografia já foram avaliadas e distribuídas nas escolas, mas como a pesquisadora informou em seu artigo muitas dessas coleções possuem erros que deveriam ter sidos corrigidos nas edições mais atuais e isso por vezes não acontece, ai paira a duvida no ar, será que o assunto tratado no livro didático na sala de aula esta correto, o professor tem que ter o discernimento e utilizar outros livros para ter certeza que o conhecimento que esta sendo tratado esta correto.

        Com o estudo do artigo propostos fica evidenciado que o professor deve escolher um bom livro didático para favorecer o conhecimento dos seus alunos na área escolar, tal livro deve ser bem transposto da área cientifica para área escolar, o livro didático é um meio muito importante para a transmissão do saber, dando suporte ao professor nas suas aulas, sabemos que nos dias atuais o livro didático é muito importante tanto paro o educador como para o educando.


2 Análise do texto dos parâmetros curriculares, Ensino Fundamental – fase II

        Após leitura do texto dos parâmetros curriculares do ensino fundamental no que diz respeito aos conteúdos, objetivos, metodologia, recursos e avaliações ficam evidenciados que esse trabalho tem por finalidade a formação dos futuros professores de Geografia.  Os parâmetros curriculares estudados têm por finalidade o desenvolvimento dos projetos pedagógicos das escolas, ao planejamento dos planos de aulas, seleção de materiais didáticos e tecnológicos a serem utilizados no meio escolar e para formação e atualização do profissional de educação.

        A proposta dos conteúdos deve levar em consideração a convivência do aluno na sociedade e na sua formação intelectual sempre com ética e moral, a escolha se da por eixos temáticos, cada eixo é desdobrado em outros variados temas dando a possibilidade ao professor de uma reflexão sobre diferentes temas, vale a pena lembrar que os eixos temáticos não precisam ser levados a risca de forma dogmática, devem ser entendidos como um ponto de partida para a escolha do conteúdo.

        Os objetivos dos parâmetros curriculares são vários, entre eles destaco os mais importantes em relação ao aluno, compreender a cidadania, democracia assim como seus deveres políticos, civis e sociais, sempre se utilizando do respeito, da solidariedade e repudiando as injustiças. Levar o aluno a se posicionar de uma maneira critica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, conhecer o Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais para a construção de uma noção de identidade nacional e pessoal, conhecer a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro bem como de outros povos e nações. Fazer o aluno perceber que é um agente transformador do ambiente identificando seus elementos e suas interações com o meio ambiente, saber utilizar diversificadas fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e produzir conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43 Kb)   pdf (536 Kb)   docx (393.6 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com