TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE TEMÁTICA

Por:   •  30/4/2015  •  Abstract  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE TEMÁTICA

Tema:

Argumentação no direito

Problema:

Como se operacionaliza a argumentação no direito levando-se em conta a atuação do advogado, do juiz e do promotor público?

Tese:

A argumentação no direito é dinâmica, instável e não está baseada no argumento correto ou incorreto, mas no argumento predominante (forte). O advogado argumenta, a favor de seu cliente, pretendendo convencer e persuadir dentro de princípios éticos e profissionais;  o juiz argumenta prolatando sua decisão fundada em fatos e Direito; o representante do ministério público argumenta na condição de fiscal da lei e como parte integrante da relação processual.

Raciocínio:

O advogado pratica atos perlocutórios para  convencer o juiz levando em conta dois aspectos: congruência entre o direito postulado, a doutrina, a jurisprudência e os princípios gerais do direito e a construção da argumentação que se baseia, segundo Emediato (2004) em afirmação, posicionamento, problematização, formulação dos argumentos e a conclusão.

A decisão do juiz é imparcial. Sustenta o desfecho processual apresentando seu juízo de valor com base nas provas que compõem o processo e nos argumentos das partes litigantes, ponderando discursos antagônicos e no direito material e processual. A narrativa que expressa a decisão é clara, lógica, concisa, coerente e sem adjetivação.

O representante do Ministério Público precisa fundamentar sua denúncia quando atua como fiscal da lei, representando a sociedade e como parte integrante na relação processual. Em ambos os casos é necessário uma linha argumentativa que convença o magistrado para que a denúncia seja recebida.

Ideias Secundárias:

- Teoria tridimensional do direito defendida por M. Reale (Fato, Valor, Norma)

- Funções constitucionais do juiz, do advogado e do MP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com