TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARENA DAS DUNAS

Projeto de pesquisa: ARENA DAS DUNAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 8

1.1.1 INTRODUÇÃO

Como todos já sabemos 2014 é ano de copa do mundo, aqui, no “país do futebol”, como todos falam. O Brasil possui doze cidades sedes, mas nesse

trabalho temos como principal objetivo mostrar a beleza e a riqueza que se encontra no estado do Rio Grande do Norte (RN), principalmente na capital Natal, cidade sede da copa do mundo de 2014, que sediará quatro jogos na Arena das Dunas. Para entendermos mais sobre esse novo projeto faremos aqui uma ficha completa para que você conheça todos os aspectos desse local e quem sabe decida fazer uma visita por esse belíssimo estado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ARENA DAS DUNAS

A então atual Arena das Dunas, assim denominada o estádio da cidade de Natal, capital do estado de Rio Grande do Norte, sediará quatro jogos nessa copa do mundo, sendo eles:

• 13/06, 13h - México x Camarões (Grupo A);

• 16/06, 19h - Gana x Estados Unidos (Grupo G);

• 19/06, 19h - Japão x Grécia (Grupo C);

• 24/06, 13h - Itália x Uruguai (Grupo D).

A arena teve um custo equivalente a R$400 milhões (segundo o Ministério dos Esportes), e terá capacidade para 43 mil pessoas, durante os jogos da copa, que já estão ocorrendo.

O espaço do estádio foi concebido de modo a se tornar um empreendimento multiuso com capacidade para receber pequenos e grandes eventos, tendo uma infraestrutura que oferece conforto, segurança, estacionamento interno e externo, lounges de hospitalidade, 39 camarotes com banheiro exclusivo, vestiários, centro de mídia e TV, áreas para restaurantes, academia, e espaços comerciais. A Arena das Dunas Concessão e Eventos S/A, é a concessionária responsável pela obra e pela gestão da Arena das Dunas.

2.2 INVESTIMENTOS NA CIDADE

• Construção de um novo Estádio;

• Ampliação e modernização do Aeroporto Augusto Severo;

• Construção do novo Aeroporto (São Gonçalo do Amarante);

• Construção de um terminal de passageiros no Porto de Natal;

• Implantação de novas linhas urbanas de ônibus e estações de transferência;

• Realização de obras de infraestrutura e de mobilidade urbana.

2.3 A CIDADE DE NATAL

A cidade foi fundada no dia de Natal, 25 de dezembro de 1599, por Manuel de Mascarenhas Homem, capitão-mor de Pernambuco, que chegou com o objetivo de construir um forte e uma cidade. A idéia era assegurar a posse de Portugal, afastando os franceses. Mas a história da cidade começa mesmo em 1598, com a construção do Forte dos Reis Magos, pelos portugueses.

Natal também é reconhecida por suas belas praias e dunas que atraem anualmente mais de dois milhões de turistas de todo o mundo. Sua localização é privilegiada: esquina da América do Sul é um dos pontos brasileiros mais próximos da Europa e da África. Por conta do ar puro e do clima privilegiado, a capital do Rio Grande do Norte ficou conhecida como “Cidade do Sol”, por ter em média 300 dias de sol ao ano. Possui em sua história o traço da colonização holandesa e portuguesa. Com mais de 800 mil habitantes, a cidade passa atualmente por um grande desenvolvimento que ajuda a economia local.

2.3.1 Festas Típicas

O turista que chega ao Rio Grande do Norte em junho vai aproveitar os grandes arraiais no sertão e mesmo nas praias. Em São Miguel do Gostoso, por exemplo, fica um dos mais conhecidos no Estado. Outro São João muito procurado pelos turistas brasileiros e pelos potiguares fica em Extremoz, no litoral Norte. Em janeiro, a festa de navegantes também atrai milhares de pessoas para assistir à procissão no mar e participar dos shows e apresentações de grupos típicos.

2.3.2 Rede Hospitalar

O estado conta com 373 estabelecimentos de saúde para atender toda a população local e visitante.

2.3.3 Rede de Hotelaria

A capital potiguar ocupa a 9ª posição no ranking brasileiro de estabelecimentos, com um total de 212 unidades. Destas, 93 são hotéis, 64 são pousadas, 36 são motéis, 18 apart hotéis/flats e 1 albergue turístico.

2.4 GASTRONOMIA DO ESTADO

Muitos dos pratos típicos de Natal são baseados em peixes e frutos do mar, embora os pratos do sul sejam preparados com a mesma matéria-prima, os pratos de Natal apresentam um sabor diferente, pois levam temperos e ingredientes variados e vêm acompanhados por produtos pouco usuais no restante do país. Vejamos alguns pratos típicos:

• Carne de sol: A carne de sol em geral vem em porções generosas, acompanhada em geral por arroz, feijão verde, macaxeira e farofa ou paçoca. É provavelmente o prato mais servido nos restaurantes de comida típica de Natal.

• Paçoca: A paçoca em Natal, não é o doce de amendoim que se conhece no sul. Paçoca é, basicamente, uma farofa composta de pedaços de carne de sol desfiada, farinha de mandioca e vários temperos.

• Tapioca: tapioca é feita à base de goma de farinha de mandioca, prensada e levemente aquecida em chapa. Os habitantes locais consumiam a tapioca pura, mas os turistas costumam encontrá-las com diversos tipos de recheios, doces e salgados: côco ralado, queijo coalho, carne de sol, frango, etc. Tapioca é encontrada em muitas padarias e lanchonetes, geralmente consumida como lanche.

• Baião de dois: O baião de dois é preparado cozinhando-se, na mesma panela, primeiro o feijão e em seguida o arroz. Muitas outras misturas podem ser adicionadas durante o cozimento, como carne de sol, queijo coalho, etc.

• Ceia e café da manhã nordestina: Vários hotéis de Natal oferecem café da manhã focado em produtos da terra. Além de várias frutas e sucos locais, o café geralmente inclui produtos como: tapioca, macaxeira cozida, charque (pedaços de carne de sol cozidos) ou paçoca, cuscuz (basicamente, farinha de milho cozida com leite) e outros.

• Doces: Vários bolos e tortas são preparados à base de frutas e produtos regionais (macaxeira, jirimum, etc).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com