TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao arena nacional ou internacional

Seminário: Administracao arena nacional ou internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  Seminário  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Pense no cenário nacional ou internacional e identifique alguns administrado- res de destaque.

Pense em Steve Jobs, Samuel Klein, Luiza Trajano e outros. É importante não confundir um bom administrador com uma pessoa bem-sucedida. Segundo Bate- man e Snell (2006), um indivíduo pode ser bem-sucedido nos negócios, mas ser um administrador ruim.

Um indivíduo bem-sucedido pode ter o mérito de ter empreendido alguma obra, mas também pode ter usufruído de outros fatores para a obtenção de um re- sultado positivo: momento, conjuntura estrutural e econômica, sorte, público ávido por um produto ou serviço.

Bons administradores não estão representados apenas por destacados Chief Executive Officers (CEOs) de grandes empresas. Pense também em Joãosinho Trinta, que contribuiu significativamente para os resultados positivos obtidos pela Beija- -Flor durante o período em que esteve à frente da escola. Pense em Clint Eastwood que conduz o set de filmagem com maestria e trabalha com a mesma equipe há anos, que possui um senso de comprometimento com os resultados desejados pelo diretor.

O principal objetivo do administrador é atingir alto desempenho no que con- cerne aos objetivos organizacionais. Os objetivos podem variar e, inclusive, serem combinados:

fornecer bens e/ou serviços aos clientes;

obter lucros para os proprietários ou acionistas;

prover nível satisfatório de renda a seus empregados;

aumentar o nível de satisfação de todos os stakeholders (beneficiários) envol- vidos: clientes, acionistas, sociedade, entre outros.

As funções da administração resumem, de certa forma, as capacidades e habilida- des esperadas dos administradores.

Planejar: especificar objetivos e decidir ações para alcançá-los. Quando foi fundada, a Gol Linhas Áereas estabeleceu como objetivo ser a companhia aérea que opera com tarifas mais baratas, mantendo a qualidade dos serviços. Esse objetivo serviu de base para desenvolver o planejamento para a empresa como um todo. O exercício de planejar também pode ser empreendido em um segmento, departamento, loja, unidade, equipe, indivíduo, entre outros, com diferentes perspectivas temporais (curto prazo, longo prazo).

Organizar: coordenar recursos humanos, financeiros, informacionais, físicos, logísticos, entre outros, para o alcance de metas e objetivos. Para conceber novos espetáculos, a companhia canadense Cirque du Soleil busca atrair e se- lecionar profissionais, especificando resultados e responsabilidades, alocando recursos humanos e financeiros, criando condições para obtenção de resulta- dos otimizados em sua sede em Montreal.

Dirigir ou liderar: dar direção, estimular, motivar e mobilizar pessoas para al- cançarem melhor desempenho. O exercício da liderança ou direção pode ser percebido em vários níveis organizacionais. Nem todo chefe é líder. O exer- cício da liderança não é encontrado, necessariamente, no exercício de um cargo. Liderança não corresponde à autoridade burocrática. Liderança é um reconhecimento espontâneo de um conhecimento superior ou estilo geren- cial admirável, resultando em autoridade legitimada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com