TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CAMADAS DA ATMOSFERA E OS FATORES QUE INFLUENCIA NO CLIMA

Por:   •  18/8/2014  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  2.915 Visualizações

Página 1 de 4

1) Quais são as camadas da atmosfera? Qual tem maior interferência na vida humana?

Explique.

Resposta: São elas, a Troposfera, a Estratosfera, a Mesosfera, a Termosfera e a exosfera.

A camada da atmosfera que tem maior influência na vida humana é a Troposfera, essa é a única camada em que os seres vivos podem respirar normalmente, está em contato direto com a superfície, é nela que acontecem os fenômenos meteorológicos de que temos notícias em todos os meios de comunicação, como chuvas, raios, ventos, trovões, entre outros, nesta camada ocorrem fluxos de energia entre a superfície e a atmosfera que são fundamentais para a existência das temperaturas atmosféricas, a relação entre a superfície e a atmosfera é fundamental para a existência das temperaturas que temos na Terra atualmente, que possibilitam a vida, essa camada possui o maior volume de gases e quase toda a totalidade da água que está na atmosfera.

2) Quais são os elementos climáticos? Como eles interferem no clima?

Resposta: Os elementos climáticos são: Temperatura, umidade e pressão. Eles interferem diretamente, pois são eles que podem informam as características do tempo e clima, informações essas muito importantes para as pessoas, à sequência mais comum dos elementos climáticos podem revelar o clima de determinada localidade, assim como a temperatura e a pressão podem informar períodos caracterizados por chuvas intensas e meses em que há mais seca, enfim são dados sobre o clima colhidos em estações meteorológicas que tem por finalidade mostrar como é o clima de determinado local.

3) Caracterize cada um dos fatores do clima.

Latitude: Ela altera a quantidade de energia que entra no sistema superfície-atmosfera. Quanto maior latitude, menor a quantidade de energia e, consequentemente menores as temperaturas. Conforme Mendonça e Danni-Oliveira (2007 p.42), a "[...] Latitude do lugar, como a época do ano, define o ângulo que os raios do Sol irão incidir sobre a superfície daquele lugar". Podemos concluir que se não houver ação de nenhum outro fator do clima, mais forte que a latitude, ela será a mais relevante, ao buscar o clima em certa localidade no globo, deve-se primeiro pensar em latitude, enfim refere-se à distância de um determinado ponto da Terra ao Equador, sendo que quanto mais distante menor a temperatura, devido a menor incidência de luz solar. A Terra é iluminada pelos raios solares com diferentes inclinações, portanto quanto mais longe do Equador a incidência de luz solar é menor.

Altitude: Devido as grandes quantidades de gases de efeito estufa, as áreas com menor altitude apresentam maiores temperaturas em relação àquelas com maiores altitudes dessa forma, quanto menor a altitude, maior é a concentração de gases, inclusive dos chamados "gases de efeito estufa", como o CO2 (dióxido de carbono), por exemplo. Temos a altura em referência ao nível do mar, quanto maior a altitude, menor a temperatura. Isso ocorre porque o ar se torna rarefeito, ou seja, a concentração de gases e de umidade à medida que aumenta a altitude é menor, o que vai reduzir a retenção de calor nas camadas mais elevada da atmosfera. Há a questão também que o oceano ou continente irradiam a luz solar para a atmosfera, ou seja, quanto maior a altitude menos intensa será a irradiação.

Relevo: O relevo é um fator que determina as características do clima de uma localidade. Ele pode funcionar como um corredor, favorecendo a passagem das massas de ar, vemos que relevos mais altos terão influência da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com