TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DOENÇAS DO SISTEMA ESQUELÉTICO

Por:   •  10/2/2016  •  Seminário  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  1.974 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Ariquemes

DOENÇAS DO SISTEMA ESQUELÉTICO

Ariquemes - RO

Novembro 2015

[pic 2]

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Campus Ariquemes

 

Karen Hanna Schoaba

Docente: Alyne Santos

Trabalho apresentado para obtenção de nota bimestral do 2° Bimestre da disciplina de Educação Física do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Ariquemes.

Ariquemes – RO

 Novembro 2015

s

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. DOENÇAS DO SISTEMA ESQUELÉTICO        5

2.1 ARTRITE         5

2.2 ARTROSE         5

2.3 BURSITE         6

2.4 CIFOSE         6

2.6 ESCOLIOSE        6

2.8 HÉRNIA DE DISCO        7

2.10 OSTEOPOROSE        7

2.11 OSTEOMIELITE        7

2.12 RAQUITISMO        7

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10



1. INTRODUÇÃO

São várias as doenças que podem prejudicar o sistema esquelético, sistema esse composto por 206 ossos no corpo humano e que permite sustentação e locomoção do corpo.

O esqueleto é divido em cabeça, tronco e membros e é composto por ossos. Os ossos da cabeça são dividios em ossos do crânio e ossos da face; os ossos do tronco são divididos em coluna vertebral, costelas e esterno; é formado também pelos ossos dos membros superiores e inferiores. Os ossos podem ser classificados em longos, alongados, largos/laminares/chatos, curtos e pneumáticos (FIGUEIREDO, 2008).

Além de ossos, o sistema esquelético é composto também por articulações e cartilagens, as quais também podem enfrentar problemas. As articulações são divididas em três: sinartroses, anfiartroses ou diartroses. (CARDELÚS, 2010).

Procurou-se nesse trabalho informar doenças do sistema esquelético humano, inforando sobre as doenças: artrite, artrose, bursite, cifose, entorse, escoliose, espinha bífida, hérnia de disco, luxação, osteoporose, osteomielite, raquitsmo e tumores ósseos.


2. DOENÇAS DO SISTEMA ESQUELÉTICO

2.1 ARTRITE

A artrite é uma doença frequente e diz respeito à inflamação articular. O principal risco do portador de artrite é a fixação das articulações. Dor na área é o sintoma mais comum, mas apresenta também aumento da temperatura local, edema dos tecidos moles em volta, deformação e até mesmo incapacidade da articulação. As artrites podem ser: reumatóide, traumática, infecciosa, gotosa, degenerativa e associada a processos sistêmicos autoimunes. (FIGUEIREDO, 2008).

2.1.1 Artrite reumatóide

A artrite reumatóide é uma doença caracterizada por erosão óssea e inflamação sinovial, de origem desconhecida e é autoimone. (MANGINI & MELO, 2003). A poliartrite periférica e simétrica leva à deformações e destruição das articulações. (ALENCAR et al, 2004).

ALENCAR et al (2004) diz que o diagnóstico é baseado em alguns apectos, sendo eles: rigidez matinal, artrite de pelo menos três áreas, artrite das mãos, artrite simétrica, nódulos reumatóides, fator reumatóide sérico e alterações radiográficas. É fundamental o diagnóstico precoce para evitar a infuncionalidade de articulações. O tratamento previne ou controla a lesão, previne a perda de função e diminui a dor.

2.1.2 Artrite traumática

        Aparece como consequência de uma lesão. (FIGUEIREDO, 2008)

2.1.3 Artrite infecciosa

        Aparece decorrente de determinadas doenças infecciosas e ao curar a doença infecciosa, os incômodos somem. (FIGUEIREDO, 2008)

2.1.4 Artrite gotosa

        É caracterizada pela diminuição dos movimentos e tumefação das articulações, sendo causada pelo acúmulo de ácido úrico no sangue. (FIGUEIREDO, 2008)

2.1.5 Artrite degenerativa

        É resultado da degeneração das cartilagens. (FIGUEIREDO, 2008)

2.1.6 Artrite associada a problemas autoimunes

        Provoca reação inflamatória ao organismo fabricar anticorpos. (FIGUEIREDO, 2008).

2.2 ARTROSE

A artrose é uma doença degenerativa que afeta as cartilagens. A artrose é um sintoma natural de envelhecimento, mas podem surgir também em decorrência de lesões ou como sequelas de outras doenças. Os sintomas da artrose incluem dor na zona afetada e rigidez da articulação. (FIGUEIREDO, 2008)

2.3 BURSITE

Segundo Andreia de Almeida e outros, bursite é a inflamação de bolsas sinuviais, que se localizam entre um tendão e osso. Pode ser causada por pressão nos ossos, afetando diretamente as bolsas sinuviais, que ficam comprimidas com a pressão.

O  paciente que apresenta bursite sente dores intensas e muitas vezes, incapacidade funcional no tendão ou osso próximo à bolsa sinuvial. A fisioterapia pode ser utilizada em termos de tratamento (ALMEIDA et al).

2.4 CIFOSE

As cifoses são conhecidas como as corcundas, principalmente nos adolescentes. (BERTOLINI & GOMES, 1997). É caracterizada pela deformação da coluna, e por ela não permanecer ereta, como deveria ficar. As cifoses geralmente são ocasionadas pela falta de postura e permanência da postura incorreta durante muito tempo.

A cifose pode ser tratada com a permanência da coluna em posição correta, com uso de coletes apropriados.

2.5 ENTORSE

        A entorse é uma lesão na articulação que é caracterizada pela separação das surperfícíes articulares seguida de estiramento ou rompimento de um ligamento. A dor e inchaço são os principais sintomas. (CARDELÚS,         2010).

2.6 ESCOLIOSE

Escoliose é uma curva que se desenvolve no espaço e se deve a um movimento de torção na coluna. Pode ter diferentes causas; a causa pode ser desconhecida, pode ser advinda de alguma paralisia, malformação ou até problemas neurológicos. (PERDRIOLLI, 2006)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (175.6 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com