TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ANTROPOCENO NA TERRA

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ANTROPOCENO NA TERRA

[pic 1] Como as atividades humanas impactam negativamente os ecossistemas da terra, trazem enormes problemas para a biodiversidade, a qualidade da água e do ar, perda de qualidade de vida nos ambientes urbanos, esgotamento dos solos, deixando marcas que não deixam dúvidas na memória física da terra.

Como características do Antropoceno, podemos citar a presença de materiais que são exclusivamente fabricados pela atividade humana como o plástico e micro plásticos, alumínio metálico e concreto.

[pic 2] [pic 3]

Também decorrente da explosão de bombas atômicas, e do chumbo, derivado da combustão de gasolina, temos as chamadas ´assinaturas geoquímicas´. Pode-se traçar a assinatura geoquímica também de pesticidas, nitrogênio e fosfatos nos solos. As assinaturas são decorrentes do USO DO SOLO PELA AGRICULTURA, devido ao transporte de sedimentos pela atividade humana, cobrir 50% da superfície continental e ter modificado a maior parte dos cursos de rios por meio de barragens, assoreamento etc. Tudo isso leva a crises de abastecimento, esgotamento de aquíferos, rebaixamento dos níveis freáticos.

[pic 4]

Também cabe mostrar, a mudança litoral dos continentes, por meio de mudanças do nível do mar, bem como pelas mudanças da química da atmosfera pela medição das concentrações de dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4) e ainda da temperatura média que já aumentou 10 desde 1870. Diante dessa mudança nos litorais, vemos uma variação na intensidade de períodos de seca e inundação, levando a uma maior frequência de tempos severos, variação dos limites de expansão de pragas biológicas e tropicais ocorrendo em zonas temperadas, deterioração do solo, entre outros.

Por fim, a disseminação global de espécies invasoras e extinção de outras. Nota-se que o Antropoceno é nitidamente o período geológico em que as atividades humanas estão não apenas impactando o meio ambiente e a ‘maquiagem’ do planeta, mas também deixando marcas no tempo geológico profundo.

[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (297 Kb)   docx (264.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com