TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE AMBIENTAL DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS

Monografias: ANÁLISE AMBIENTAL DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  3.071 Palavras (13 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

A mineração é um dos setores básicos da economia do país, contribuindo de forma decisiva para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade equânime, desde que seja operada com responsabilidade social, estando sempre presentes os preceitos do desenvolvimento sustentável.

Estes estudos têm por objetivo implantar um projeto de operação e lavra de minério de ferro, a céu aberto, com tratamento a úmido. Contemplando alguns itens essenciais ao funcionamento do empreendimento como: barragem de contenção de rejeitos, acumulação de água e pilha de estéril, atendendo á demanda da mineração tendo como objetivo final dos trabalhos, gerar um documento envolvendo as áreas de Hidrologia, Epidemiologia, Poluição Ambiental, Economia, Direito Ambiental.

Lavra a céu aberto com tratamento a úmido – minério de Ferro

A lavra deste jazimento está sendo planejada para ocorrer de forma a atender o mercado interno siderúrgico mineiro, totalizando 25 anos de operação. O estéril lavrado durante a operação da mina será destinado a uma pilha de estéril com capacidade de armazenamento de 14.000.000 toneladas, a jusante da pilha será construído um dique de contenção de sedimentos.

O processo de beneficiamento de minério será a úmido com recuperação metálica de 58% de teor de ferro e recuperação mássica de 85 %, sendo, portanto capaz de produzir 22.100.000 toneladas de produto final.

O rejeito gerado pelo processo de beneficiamento será disposto em uma barragem de contenção de rejeito com capacidade de armazenamento de 3.900.000 ton de rejeito e 1.250.000 m³ d água. A operacionalização da mina será realizada por meio mecanizado em 04 turnos interruptos de produção, sendo necessária a utilização de 750 empregados diretos para atender sua demanda de produção. Toda a água utilizada no processo de beneficiamento será proveniente da bateria de poços da mina e por meio de recirculação, a uma taxa de 85%, sendo, portanto utilizado somente 15% de água nova no processo.

Durante a pesquisa geológica foi constatado a presença de um aqüífero profundo (água subterrânea) detectados pelos furos geológicos. Para a realização da lavra programada será necessário a perfuração de uma bateria poços profundos, destinados a exploração do aqüífero. A água proveniente destes poços de rebaixamento do aqüífero será destinada ao processo de beneficiamento e a contenção de emissão de particulados, por meio de aspersão nas vias de trânsito da mina, bem como para atendimento às necessidades administrativas do empreendimento. O volume de água explorada da formação ferrífera, bem como o nº de poços foi embasado em um modelamento matemático, utilizando-se o software Modflow. Foi elaborado um inventário das nascentes no entorno da área do empreendimento, bem como a construção de instrumentação para acompanhamento dos níveis e volumes destas águas superficiárias (lençol freático), afim de evidenciar a não interferência das operações mineiras com os mananciais superficiais de água.

A seguir, apresentamos alguns mapas temáticos para facilitar o processo de análise da área onde será instalado o empreendimento. São eles:

• Temperatura Média • Vegetação • Solos • Área de Contribuição da Bacia • Precipitação Média Anual

HIDROLOGIA

Aspectos ambientais Supressão de Veget. Construção de Barragens e pilha est. Drenagem superficial da mina Beneficiamento de minério.

Impactos Ambientais Meio Abiótico Meio Biótico Água Solo Fauna Flora Aumento do Redução de Compactação Afugentamento escoamento divers. Alteração dos cursos d'água Carreamento de solidos para cursos d'água Redução da disponibilidade hídrica Contam. água por óleos e solventes Efluentes químicos e orgânicos - Meio Antropico Doenças trans. Inse. – Aspectos e Impactos Ambientais da Mineração.

Supressão vegetal / aumento do escoamento

A supressão da vegetação tem como impacto hidrológico , o aumento momentâneo do escoamento superficial dos cursos d’água subseqüentes ao empreendimento. A incidência da chuva em um solo suprimido de vegetação não permitira uma infiltração suficiente para recarga satisfatória dos mananciais subterrâneos, isso ocorre devido a dois fatores principais, a impermeabilização do solo e a diminuição do tempo de retenção das águas pluviais no meio, promovendo um aumento momentâneo da vazão nos cursos d’água, e seu assoreamento. Como ação mitigadora serão recuperadas as áreas impactadas com a plantação de espécies nativa da região, associando a gramíneas e leguminosas.

Construção de barragem / Alteração nos cursos d’água

A construção de uma barragem para contenção dos rejeitos gerado pelo processo de beneficiamento, acarretarão em alterações significativas nos cursos d’água interceptado.

Ocorrerá uma reservação e acumulo de água a montante do barramento, alterando suas características originais, podendo alterar todo o meio biótico, devido ao alagamento das áreas de entorno do reservatório. Como ação mitigadora será suprimida toda vegetação situada na cota de alagamento, área esta licenciada, a fim de evitar o aporte de matéria orgânica no reservatório. Serão estudados e mantidos em equilíbrio as espécies nativas no meio local. Drenagem superficial / carreamento de sólidos para curso d’água.

A falta de drenagem superficial ou drenagem inadequada, acarretara no carreamento de sólidos para o curso d’água a jusante do empreendimento, ocasionando alterações significativas na vazão e nos parâmetros de qualidade das águas superficiais. Como ação mitigadora será elaborado um projeto de drenagem de águas pluviais, direcionando todos os sedimentos carreados para diques de contenção, localizados dentro da área operacional, que posteriormente serão destinados a pilha de estério.

Impactos causados pelos resíduos sólidos de mineração e formas de controle

Os resíduos de mineração causam vários problemas ambientais, em particular, quando as operações são a céu aberto e movimentam uma grande quantidade de estéril e rejeito, que deve ser disposto em local apropriado. Procura-se, em princípio, uma área que venha a sofrer o menor impacto possível aliado à segurança e estabilidade das pilhas de estéril e barragens de rejeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com