TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agua e desenvolvimento rural

Por:   •  14/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

  • Idéia central do texto

A idéia do texto retrata a grande preocupação com o uso da água, levando em conta os fatores, as conseqüências e as precauções que devem ser tomadas para reverter esse quadro, desenvolvendo novas práticas para o reuso da água de uma forma em que preservasse ao máximo a água que já possuímos.

  • Resumo do texto

Água e desenvolvimento rural

A representatividade da água no planeta é algo primordial, sem ela, de um modo geral não haveria vida na terra, no entanto diversos fatores são de total preocupação, pois a água não é infinita, muito pelo contrário, a sua quantidade está cada vez mais finita, o que a maior parte da população mundial ainda não se conscientizou a respeito, levando as pessoas a não darem o devido valor a água que é ofertada, abusando do consumo e do desperdício abusivo da mesma. A água é responsável por dar origem a maior parte dos produtos industriais que circulam no mercado, mas acaba não possuindo o valor que lhe cabe pelo fato de ser considerada um ativo natural e que representa um bem livre, desta forma o seu custo é muito baixo, o que como conseqüência acaba causando mais uma forma de desperdício da água.

Com o crescente mau uso da água no planeta, é provável e constatado que daqui há alguns anos a água seja escassa do mundo, gerando assim uma provável guerra entre as pessoas por uma mínima gota de água que ainda venha a existir, o que representará uma mera luta pela vida, pois sem água não existe vida, e esse é um fator que deveria ser de total importância para o uso consciente da água, mas infelizmente a realidade ainda permanece muito longe dessa conscientização. Se a maioria das pessoas, tomassem conhecimento do mínimo de água que nos resta, seria impactante, desesperador, mas por outro lado talvez fosse uma forma de encarar a realidade praticando atos de consciência em relação ao uso da água.

Visivelmente, a quantidade de água no mundo é enorme, mas a porcentagem é assustadora, levar em conta que de tanta água que existe no planeta a maior parte não pode ser consumida, pois se trata de água salgada e geleiras, apenas 0,3%  é o que nos abastece, ou seja, a água que serve para o nosso consumo, e que além de utilizada para podermos nos manter vivos, essa água ainda é utilizada para limpeza, indústrias, produção agrícola e etc. Pode ser usado como exemplo, uma citação que o autor remete em seu texto, que diz: “Andamos por ai vendo a ribeira, a qual é de muita água e muito boa(...) Águas são muitas, infindas. E, em tal maneira a terra é graciosa, que querendo aproveitar dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem”. (Pero Vaz de Caminha).

Em meio a tantos índices e evidências, ainda podemos mudar esse quadro critico previsto, cabe a cada um de nós tomarmos consciência do que queremos para o nosso futuro, e o futuro de toda uma geração que ainda está por vir, se cada um fizer a sua parte de maneira correta e cautelosa podemos mudar essa perspectiva, o autor deixa claro em seu texto que saber manusear a água de forma correta, é mais importante que achar que temos água em abundância, e que é melhor racionalizar o uso da água do que racioná-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com