TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amazonia

Tese: Amazonia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Tese  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

O que é a Amazônia?

A Amazônia é uma imensa região natural, individualizada por elementos da natureza, como o clima, a vegetação, a hidrografia etc, que se estende por 6,5 milhões de quilômetros quadrados no norte da América do Sul. É uma região internacional (Amazônia continental), também conhecida como Pan-Amazônia, pois ocupa parte do território de vários países: Brasil, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Essa imensa área verde representa um terço da reserva mundial de florestas latifoliadas, com clima equatorial (quente e úmido) e rica hidrografia.

Nas regiões do Peru e da Bolívia, desenvol­veu-se uma das grandes civilizações pré-colombianas, cujos membros eram denominados filhos do Sol ou incas.

Área da Amazônia

Amazônia Legal

A Amazônia Legal é a porção localizada no território brasileiro, com quase 5 milhões de quilômetros quadrados (4.978.247 km2), uma superfície que abrange 58,4% da área total do Brasil. É a Amazônia Legal.

Mapa da Amazônia LegalFoi estabelecida em 1966, pelo governo federal, com a criação da Sudam (Superintendência para o Desenvol­vimento da Amazônia). A Sudam foi criada com o objetivo de incentivar a indústria e a agropecuária, criar estradas, promover o po­voamento etc.

A Amazônia Legal inclui todas as forma­ções florestais da floresta equatorial (floresta de várzea e igapó, floresta de terra firme e floresta semi-úmida) e áreas de transição para a caatinga e o cerrado.

A Amazônia Legal é formada pelos estados da região Norte (Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Tocantins), pela porção ocidental do Maranhão e Mato Grosso.

Características da Amazônia

Descobrir e explorar a Amazônia sempre foram aventuras arriscadas. Os primeiros viajantes que passaram pelo rio Amazonas pagaram com a vida a ousadia. Francisco de Orellana, o primeiro a percorrer o rio Amazonas, do Pacífico ao Atlântico, desapareceu, ao tentar fazer o mesmo caminho, nos labirintos da ilha de Marajó. Muitos pesquisadores do século XIX tiveram o mesmo fim. Antropólogos, jornalistas e sanitaristas também sucumbiram aos mistérios da selva equatorial.

Rio AmazonasNo início da colonização da América do Sul, a Amazônia era território da Coroa Espanhola, que tinha grande interesse pelas riquezas minerais dos Andes. Portugal, por sua vez, inicia a exploração do território, ultrapassando o Tratado de Tordesilhas.

As primeiras expedições limitaram-se a fazer o reconhecimento da área e o extrativismo vegetal, as chamadas "drogas do sertão": ervas aromáticas, plantas medicinais, canela, baunilha, cravo, castanha e guaraná.

Havia, porém, grande preocupação com as invasões das expedições francesas e holandesas, que não aceitavam o Tratado de Tordesilhas e queriam se apropriar de parte das terras.

Portugal, nos séculos XVII e XVIII, criou uma estratégia particular de posse e exploração da Amazônia: a instalação de fortes e missões religiosas, que levaram os índios a explorar as "drogas do sertão".

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com