TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

América Latina no século XIX

Resenha: América Latina no século XIX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Resenha  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 2

América Latina no Século XIX

O Brasil devido a mão-de-obra escrava teu mercado consumidor era fraco, porem era considerado uma potencia em agroexportadora, politicamente era dominado pela elite onde a oligarquia que concentrava todo poder e todos privilégios.

O Pais teoricamente independente mas, na prática, dirigido pelos interesses estrangeiros, onde se destacava a Inglaterra. O setor industrial ainda era inexpressivo.

No colonialismo antigo dos séculos XVI\XVII, as potências estrangeiras estavam interessadas na obtenção de produtos tropicais, metais preciosos e na exportação para as colônias de produtos manufaturados, com a finalidade exclusiva de acúmulo de capitais, em particular, metais preciosos, já no novo momento do século XIX, o imperialismo, baseava-se predominantemente no domínio econômico, sendo que no campo político o domínio era menos explícito. Os produtos que agora ambicionam e necessitam são, principalmente, carvão, ferro, petróleo e produtos alimentícios, entre outros...

meados do século XIX, a América é um território eminentemente índio e negro, o novo fluxo migratório passa a valorizar as áreas temperadas da Argentina, do Uruguai e do sul do Brasil, para onde se dirigem, sobretudo, os italianos. Á partir da Segunda metade do século XIX, a Argentina recebe, por volta de 6 milhões de imigrantes, o Uruguai, 1 milhão e o Brasil, entre Italianos, portugueses, espanhóis e alemães, recebe cerca de 3 milhões, A população branca tende a sobrepujar as outras etnias passando de 31% para 52%, a crise da mão de obra na lavoura cafeeira, provocada pela extinção do tráfico de escravos.

América Latina e foi fator importante para os países desenvolvidos, na medida em que promoveu o fortalecimento do mercado consumidor nessas regiões devido á mão de obra assalariada. A América Latina, ao longo do século XIX, foi pressionada por uma forma de dependência colonial causada pelo grande volume de capitais que aqui aportaram. Os investimentos britânicos vão se concentrar, predominantemente, na Argentina, onde controlavam as estradas de ferro e frigoríficos, reduzindo-a á condição de colônia financeira da Grã Bretanha, já o Brasil, onde os investimentos se dirigem para a construção de estradas de ferro, portos, exploração de jazidas minerais, plantações de café, correios, Em seguida vem outros países como o México, Chile ,Uruguai, Peru e Cuba. O segundo grande investidor é a França e o terceiro,a Alemanha. A América latina, mesmo depois de libertar do jugo colonial ibérico, foi incapaz de conduzir sua economia de forma independente, convertendo-se em fornecedora de matérias primas e alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com