TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Livro Didatico

Monografias: Analise De Livro Didatico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 6

espaço brasileiro

Sabe-se que o livro didático é uma importante ferramenta de auxílio no processo de ensino, sendo ele um dos mais utilizados pelos professores para a construção de conhecimento. É inegável a importância deste recurso como suporte nas aulas, mas devemos levar em consideração que o professor não deve apenas se deter ao livro didático, mesmo sendo ele tão fundamental, o professor deve buscar formas alternativas de ensino, pois a construção de conhecimento não se dar apenas pela utilização de um bom livro didático, mas pelo empenho do professor em buscar formas renovadas de ensino.

Para a realização da análise de um livro didático, deve-se levar em consideração vários critérios, entre eles, segundo Sposito (2006), a coerência teórico-metodológica, a presença de erros conceituais ou de informação e a presença de preconceito ou a indução a ele.

O livro didático adotado para essa análise se intitula Geografia Espaço e Vivência: A organização do espaço brasileiro e está direcionado para alunos do do 7° ano do ensino fundamental II, apresentando uma perspectiva voltada para o modo como se organiza o espaço territorial brasileiro.

Partindo da análise da capa do livro didático Geografia espaço e vivência: A organização do espaço brasileiro, observamos que ela traz um texto visual de fácil interpretação, porém o texto não verbal apresentado na capa deixa a desejar em relação ao subtítulo "a organização do espaço brasileiro", a linguagem verbal não condiz com a linguagem não verbal.

No que diz respeito aos autores do livros podemos observar que todos possuem graduação em Geografia e que esse fato é muito importante ao se elaborar um livro de Geografia, pois é necessário que o autor tenha um amplo conhecimento sobre a área para que possa produzir um bom livro.

Levon Boligian é professor graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina(UEL); doutorando e mestre em ensino de Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). A autora Andressa Alves é professora graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), é professora de Geografia do Ensino Fundamental e médio. A autora Wanessa Garcia é licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina(UEL) e pós-graduada em avaliação educacional também por essa instituição, é professora do Ensino Fundamental de Médio, atualmente dedica-se a elaboração de livros didáticos para o Ensino Fundamental. O autor Rogério Martinez é professor licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina(UEL-PR), é mestre em educação pela Universidade Estadual Paulista e atua como professor de Geografia na rede particular de ensino no estado do Paraná.

O livro destina-se a alunos estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental II.

A apresentação do livro didático feita pelos autores é destinada apenas aos alunos, trazendo uma linguagem muito simples que condiz com a faixa etária indicada.

A partir de uma rápida análise no índice do livro, é possível verificar que existe uma clara coesão entre os títulos e os subtítulos apresentados no conteúdo relativo ao capítulo analisado. Percebe-se que os temas priorizados pelos autores está relacionado ao processo de organização espacial do Brasil. Observamos que esses temas priorizados estão de acordo com os parâmetros curriculares, pois percebemos que no discorrer do livro existe sempre uma relação dos temas abordados com os fatos ocorridos na atualidade, em síntese o autor faz uma relação tempo-espaço-atualidade, utilizando-se sempre de uma linguagem geográfica conceitual.

No capítulo analisado o conteúdo está em consonância com as imagens ou ilustrações que servem como suporte, tornando o texto mais fácil de ser absorvido pelo público a que se destina. O autor utilizou-se de um recurso muito importante na Geografia para representar a devastação da cobertura vegetal na região sudeste com o uso de quatro mapas, os quais estão ilustrados por áreas pintadas que representam a vegetação no tempo e no espaço de forma bem simples.

Como sabemos, é necessário que existam imagens e figuras nos livros didáticos que representem os espaços ou as ideias transmitidas no texto. Em referência às imagens que estão impressas no capítulo analisado que trata da questão ambiental, nota-se que a preocupação do autor foi de expor de todas às formas, o desrespeito do homem com a natureza, priorizando a questão ambiental. Em relação às exposições com a utilização de mapas, o autor deixa a desejar, não colocando os símbolos de orientação no espaço (N, S, L, O).

A metodologia de ensino nas Escolas depende muito da formação de cada professor, existindo ai uma gama de caminhos a seguir. Utilizar-se de recursos que venham incentivar o engajamento e a participação do aluno nas aulas pode fazer a diferença. A partir do perfil do Professor é possível analisar se sua forma de ensinar está voltada apenas a transmitir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com