TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“Ar, Saúde e Ambiente: Vamos Cuidar da Gente?” - POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.982 Palavras (12 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 12

“Ar, saúde e ambiente: Vamos cuidar da gente?”                                                                          POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.

  • O que é Atmosfera?

     A atmosfera é uma camada relativamente fina de gases e material particulado (aerossóis) que envolve a Terra. De fato, 99% da massa da atmosfera está contida numa camada de ~0,25% do diâmetro da Terra (~32 km). Esta camada é essencial para a vida e o funcionamento ordenado dos processos físicos e biológicos sobre a Terra. A atmosfera protege os organismos da exposição a níveis arriscados de radiação ultravioleta, contém os gases necessários para os processos vitais de respiração celular e fotossíntese e fornece a água necessária para a vida.

  • O que é Poluição Atmosférica?

Poluição atmosférica é a contaminação da atmosfera por resíduos ou produtos secundários gasosos, sólidos ou líquidos, que podem ser nocivos à saúde dos seres humanos, causar danos em plantas, atacar diferentes materiais, reduzir a visibilidade e produzir odores desagradáveis.

  • Principais causadores:

A principal causa da poluição atmosférica é a atividade industrial. Certos tipos de indústrias destacam-se como grandes fontes de poluição: as refinarias de petróleo, as indústrias de cimento, as usinas termelétricas, as indústrias siderúrgicas, etc. Quanto maior for o nível de industrialização, maior o consumo de combustíveis fósseis e matérias-primas e, consequentemente, maior a produção de resíduos e poluição do ar.
As queimadas, os veículos automotores são outros agentes poluidores.

- Alguns gases:

Óxidos de nitrogênio e enxofre: esses gases tóxicos são liberados na queima industrial de combustíveis fósseis como o carvão mineral e o óleo diesel. Os dois gases diminuem a capacidade de formação de anticorpos no organismo.

- Dióxido de carbono (gás carbônico): resulta das combustões e da respiração de animais e plantas. Serve de matéria prima para os vegetais na fotossíntese. A cada dia sua concentração no ar aumenta, sendo ele um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.

- Monóxido de carbono: gás incolor, inodoro, mais leve que o ar e extremamente tóxico. Ao se combinar com a hemoglobina, prejudica o transporte de oxigênio pelas células. Esse gás é proveniente da queima incompleta de moléculas orgânicas e sua principal fonte de emissão são os motores de veículos como automóveis, ônibus, caminhões, motos etc.

- Compostos orgânicos voláteis: materiais como gasolina, solventes e soluções de limpeza que se encontram no ar em estado de vapor;

- Partículas em suspensão: as partículas que se encontram em suspensão no ar podem ser líquidas ou sólidas, e elas são produzidas principalmente pelo desgaste de pneus e freios de automóveis, poeiras lançadas por indústrias, como as siderúrgicas e as fábricas de cimento, que liberam na atmosfera partículas de sílica.

- Metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio: antigamente o chumbo era utilizado na gasolina para aumentar seu poder detonante, mas após coleta de sangue feita em várias pessoas, verificaram-se altos níveis de chumbo. Diante disso, o governo aboliu o uso desse metal pesado, sendo que desde 1988 ele não é utilizado na gasolina. O cádmio é utilizado nas baterias recarregáveis de celulares e outros eletroeletrônicos, e o mercúrio é utilizado nas baterias de relógios. Ambos são muito tóxicos e exigem extremo cuidado ao serem reciclados.

  • Principais consequências:

- No planeta:

  1. Efeito estufa: é a elevação da temperatura da Terra, como consequência do excesso de certos gases na atmosfera, principalmente do gás carbônico (dióxido de carbono) e outros.
    Esses gases apresentam a mesma propriedade dos vidros transparentes utilizados nas estufas de jardins empregados em países de clima frio. Deixam passar a luz solar, mas impedem a saída do calor, bloqueando e enviando, de volta à Terra, parte da radiação infravermelha (calor) irradiada por nosso planeta.
    Convém salientar que o efeito estufa é benéfico aos seres vivos, pois impede grandes variações de temperatura entre o dia e a noite. Entretanto, uma quantidade excessiva de gás carbônico na atmosfera contribui para aumentá-lo, aquecendo a atmosfera em excesso.
    A temperatura média do planeta subiu, de 1880 a 1980, cerca de 0,5 °C, reflexo do aumento de CO2 na atmosfera.
    Nas últimas duas décadas, esse gás tem aumentado muito e se continuar nesse ritmo, a temperatura atmosférica pode se elevar entre 1,5 °C a 4,5 °C nos próximos cinqüenta anos. Caso isso venha a ocorrer, provocará um derretimento de parte dos gelos polares, elevando o nível médio dos oceanos, o que ocasionará inundações em áreas litorâneas de baixa altitude.

  1. Chuvas Ácidas e Químicas: Chuvas ácidas são precipitações carregadas de ácido sulfúrico e nítrico, formados a partir de reações químicas na atmosfera com os compostos de enxofre lançados ao ar pela queima do carvão mineral, aquecimento doméstico, indústria e veículos.
    Na última década, constatou-se que inúmeros lagos, em vários locais do mundo, apresentavam-se exageradamente ácidos, sem qualquer tipo de vida aquática. A causa desse impacto ambiental era a chuva ácida que pode ocorrer em áreas distantes do local de origem da poluição.
    Além dos ácidos, as águas das chuvas podem transportar poluentes tóxicos, como o óxido de nitrogênio e outros compostos químicos de origem industrial, que afetam a vegetação e também os animais (chuvas químicas).

  1. O Buraco na Camada de Ozônio: A camada de ozônio localiza-se na estratosfera, entre 16 e 36 km de altitude.
    Esse gás é fundamental à vida no planeta, pois filtra uma significativa parcela dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol, impedindo que cheguem à superfície com muita intensidade.
    Caso não existisse esse filtro representado pelo ozônio, grande parte dos seres vivos existentes no planeta não sobreviveriam. A radiação ultravioleta em excesso provoca câncer de pele, doenças em animais e vegetais, envelhecimento precoce, etc.
    Os cientistas descobriram a existência de um "buraco" na camada de ozônio, situado sobre a Antártica. Recentemente, outro buraco foi detectado no pólo Norte, embora de menores proporções que o do pólo Sul. A principal causa desse problema é o consumo elevado dos CFCs - clorofluorcarbono - utilizados como propelentes em sprays (desodorantes/inseticidas) e aparelhos de ar condicionado, geladeiras, etc.

  1. Inversão Térmica: É um fenômeno meteorológico que ocorre durante alguns dias de inverno e leva a uma situação de completa estagnação do ar; as fumaças das chaminés e dos veículos, ao invés de subirem verticalmente, espalham-se junto ao solo, tornando o ar mais poluído, turvo e esfumaçado.
    Isso ocorre quando a superfície do solo está fria e as camadas superiores da atmosfera, aquecidas pelo sol, encontram-se quentes. Desaparece a corrente de convecção (corrente de ar ascendente), pois o ar quente (que está por cima) impede a subida do ar frio (que fica estagnado por baixo), retendo os poluentes junto à superfície.
    A ilha de calor é um fenômeno que ocorre na atmosfera das áreas urbanas, que apresentam temperaturas mais elevadas e maior quantidade de chuvas que as áreas rurais periféricas. Forma-se nessas áreas um microclima específico, denominado clima urbano. Em alguns locais a diferença de temperatura entre o centro e a periferia é bastante acentuada, podendo atingir até 10 °C, como nas áreas metropolitanas.

- Na saúde do ser humano

As pessoas que vivem nos grandes centros urbanos são as  mais afetadas pela poluição atmosférica. Nos dias com baixa umidade do ar ou de inversão térmica, este problema aumenta de intensidade.

  1. Problemas de curto prazo (nos dias de alta concentração de poluentes):

 

- Irritação nas mucosas do nariz e dos olhos;

 

- Irritação na garganta (com presença de ardor e desconforto);

 

- Problemas respiratórios com agravamento de enfisema pulmonar e bronquite;

 

  1. Problemas de médio e longo prazo (15 a 30 anos vivendo em locais com muita poluição):

 

- Geração de problemas pulmonares e cardiovasculares;

 

- Desenvolvimento de cardiopatias (doenças do coração);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com