TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Na Escola

Trabalho Universitário: Arte Na Escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 5

ransforma nossa maneira de ver o mundo. Assim, é preciso aproveitar o que ela pode nos oferecer em termos de conhecimento, de sentimento, de sensações. Estudar Arte é muito bacana e vai ficando cada vez mais interessante se analisarmos seu sentido e suas relações com a História, com a Filosofia, Matemática, Física. . . "Além disso, todos os setores da sociedade procuram pessoas que tenham certo conhecimento geral do mundo e uma sensibilidade aguçada para entendê-lo". COSTA Cristina, (2004,p.12)Para entender a importância da Arte na nossa vida, vamos analisar: View slide

A arte-educadora americana Betty Edwards, em seu livro Desenhando com o lado direito do cérebro, nos apresenta uma radiografiamuito interessante sobre nosso cérebro:

Hemisfério Esquerdo Hemisfério Direito  Não-verbal: percepção das coisas com Verbal: usa palavras para nomear, uma relação mínima com palavras; descrever e definir;  Sintético: unir coisas para formar Analítico: decifra as coisas de totalidades; maneira sequencial e por partes;  Relaciona as coisas tais como estão nesse Utiliza um símbolo que está no lugar de momento; outra coisa. Por exemplo o sinal + representa a soma;  Analógico: encontra um símil entre diferentes ordens; compreensão das Abstrato: extrai uma porção pequena relações metafóricas; de informação e a utiliza para representar a totalidade do assunto;  Atemporal: sem sentido de tempo; Temporal: se mantem uma noção de  Não-racional: não requer uma base de tempo, uma seqüência dos fatos. Fazer informações e fatos reais; aceita a uma coisa e logo outra, etc.; suspensão do juízo; Racional: extrai conclusões baseadas na  Espacial: ver as coisas relacionadas a razão e nos dados; outras e como as partes se unem para formar um todo; Digital: utiliza números;  Intuitivo: realiza saltos de Lógico: extrai conclusões baseadas na reconhecimento, em geral sob padrões ordem lógica. Por exemplo: um teorema incompletos, intuições, sentimentos e matemático ou uma argumentação; imagens visuais; Linear: pensar em termos vinculados a  Holístico: perceber ao mesmo tempo, ideias, um pensamento que segue o concebendo padrões gerais e as estruturas outro e que em geral convergem em que muitas vezes levam a conclusões uma conclusão; divergentes.

 Hemisfério Esquerdo  Hemisfério Direito Escrever à mão  Desenhar pintar, fazer Símbolos escultura Linguagem  Relações espaciais Leitura  Figuras e padrões Fonética  Interpretação Localizar de fatos e  Sensibilidade a cores detalhes  Cantar Conversar e recitar  Expressão artística Escutar  Visualizar Associação auditiva  Sentimentos e emoções Seguir instruções  Criatividade

Ótimo! Os hemisférios do cérebro funcionam de formas diferentes. . . como assim?Lado esquerdo: Sabemos que as habilidades do lado esquerdo a gente vai aprendendo através de tentativa e erro: o bebê é pequenino, a mãe põe no chão, ele se ergue, cai, tenta de novo. . . até engatinhar. . . daí cai, tenta de novo. . . até andar. . . e assim vamos construindo nossa caminhada = caímos levantamos, falamos errado, consertamos, falamos outra língua, aprendemos uma fórmula matemática. . . Aprendemos por imitação: alguém mostra, diz ou faz alguma coisa, imitamos até aprender. . . Aprendemos pelo ensinamento: alguém explica, a gente ouve, vê, analisa, guarda. . .Lado direito: Para desenvolver as habilidades do lado direito do cérebro é preciso pensar em criatividade, sensibilidade,sensações, sentimentos: Desenhar Ouvir música Dançar Ler. . .É aqui que se percebe a importância da Arte para a Educação do Homem: desde bem pequenininha já é necessário envolver a criança com músicas, histórias, depois oferecer material para desenho, pintura, estimular a dança, a assistir filmes, a ler. . .

O que se deve fazer paradesenvolver o lado direito do cérebro?

 Tendo como preocupação o modo como se aprende arte (relação entre o fazer artístico, a leitura deste fazer e sua inserção no tempo), a partir de 1982 foi sistematizada uma proposta inglesa e norte-americana (concebida na década de 60), posteriormente vinculada ao Getty Center for Education in the Arts. Até então a arte-educação valorizava quase exclusivamente o desenvolvimento da auto- expressão, da criatividade e da autodescoberta. A criação e a imaginação estão presentes em todas as áreas do conhecimento, não sendo, assim, um objetivo exclusivo de Artes.

 A arte dever ser considerada como um corpo organizado de conhecimentos que exige o mesmo tipo de substância e de rigor intelectual esperados das ciências exatas e humanísticas. Para passar a ocupar um lugar mais central num currículo escolar equilibrado, a disciplina Arte necessita de conteúdo próprio e substancial. Com a finalidade de elevar o seu nível de ensino, elaborou-se uma proposta denominada Discipline-Based Art Education (DBAE).

 Na construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com