TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo de Geografia

Por:   •  6/4/2016  •  Artigo  •  10.123 Palavras (41 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 41

  A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA:

                               RELATO DE EXPERIÊNCIA 

 

  

  

 

Resumo: O artigo procura refletir sobre o uso das tecnologias nas aulas de Geografia, na Escola Municipal Oliva Enciso e na Escola Estadual Hércules Maymone.  Apontando que as transformações que ocorreram com a entrada das informações tecnológicas, alterou o interesse e participação do aluno nas aulas de geografia. E que, quando trazidas para o ensino da Geografia como ferramentas, auxiliam o professor, oferecendo ao aluno uma leveza nos entendimentos dos conceitos abordados, para que reconheça sua ação como autor das relações sociais que acontecem no espaço geográfico.  

Palavras-chave: Tecnologias. Ensino de Geografia. Aprendizado.  

  

Abstract: The article shows that the use of technology in Geography classes, in primary and high schools in Municipal Oliva Enciso and State schools Hércules Maymone, performs an attraction work of the students attention to the discipline. It promotes profound changes in thinking and understanding of the student in relation to studies concepts and issues correlated with their everyday lives. They cause the effect that social, political, economic and cultural changes are brought to geography and thought about, analysed and structured as tangible concepts, where the student recognize his action as the author of this process. The methodological procedure allows pointing out the requirements of an adequate critical theory of the learning of geography:  

Key-words: Technology. Geography education. Learning.  [pic 1]

  

                 INTRODUÇÃO   

 

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, iniciado em  de agosto de 2012 com término em dezembro de 2015 – PIBID, que é um programa de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica, vinculado a Diretoria de Educação Básica Presencial – DEB, em conjunto com o curso de Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, proporcionou a realização de estudos e embasamentos neste campo de atuação da docência onde a pesquisa se deu.  

A elaboração este trabalho tem como finalidade incentivar o uso de tecnologias nas aulas de Geografia ao apresentar uma perspectiva acerca da utilização de recursos tecnológicos que se constituem num facilitador dos conceitos abordados e estudados nas aulas de Geografia. Passando pelo vértice da visualização, da pesquisa em tempo real, da possibilidade de verificar in loco as abordagens propostas na disciplina. Seja na utilização do meio virtual, das redes, dos trabalhos de campo ou mesmo nas visitas aos laboratórios para manuseio de instrumentos e aparelhos geográficos.  

Ressaltando o grande impacto no interesse e na geração do poder de imaginação que leva ao querer saber mais sobre a Geografia. O esforço para modernizar e transportar as aulas de geografia para o campo da descoberta de interesse, fomentou as aulas de campo com o uso de instrumentos, a saber: termômetro, estação total, bússola, mapas, globo terrestre, Google Earth, sites, vídeos, imagens por satélites, entre outros.

 Fixando olhares e aguçando o senso de pesquisa, as aulas foram beneficiadas por todas inserções que fizemos na metodologia da disciplina. Provocando uma melhora no comportamento e no rendimento escolar de cada aluno, que passou a gostar da matéria e pedir que as outras disciplinas adotassem os mesmos métodos. As notas das avaliações sofreram um aumento significativo em termos percentuais e o número de reprovações diminuí consequentemente.    

O trabalho de observação foi de extrema relevância, porque propiciou suporte as ações futuras. Elencados os pontos que enfraqueciam o gosto pela disciplina, partiu-se para listagem das tecnologias que seriam usadas. Levando-se em conta que qualquer aparato que ultrapasse as mãos é considerado uma tecnologia, usamos aparelhos que auxiliam a verificar temperatura climática, distâncias, localização. Pois a tecnologia subsidia e contribui para que a ciência de um modo geral e, em especial a ciência geográfica, que estuda a superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos ocorridos, que transformam a paisagem.

 De maneira que se possa desenvolver e dar possibilidades de estudar e compreender as múltiplas formas que caracterizam o planeta e as relações humanas que acontecem no seu interior. Com as aulas de campo, todo estudo se materializou em harmonia com os temas das aulas e dos livros didáticos.

 Criando um efeito de entendimento muito maior por combinar a teoria e a visualização na prática. Sustentado por vídeos, leituras em jornais, Power Point, mapas, globo terrestre, termômetro, que utilizados nas aulas, auxiliaram o entendimento das explicações de modo que os alunos conseguiram compreender, interiorizar o conhecimento, aumentando suas médias na disciplina de Geografia na Escola Municipal Oliva Enciso, nas turmas de 5º ao 9ºano.  

    Para consolidar este trabalho e embasar o conhecimento dos alunos, confeccionamos um dicionário com palavras colhidas durante as aulas, ministradas em 2015. Incluindo a Escola Estadual Hércules Maymone no trabalho de pesquisa, com a turma de 3º ano do ensino Médio. Realizamos aulas com o auxílio de Power Point e a utilização de mapas para falarmos de temas como a obsolescência programada, blocos econômicos, países latinos e etc. As dúvidas ou desconhecimento de expressões, palavras, conceitos e nomenclaturas foram catalogadas e compuseram um Pequeno Dicionário para o Ensino Fundamental e outro para o Ensino Fundamental, em duas modalidades: digital e analógico, onde a foto segue-se da explicação. Este material foi ofertado as escolas como agradecimento pela colaboração dispensada durante a ancoragem do projeto nas escolas.                

      A necessidade de embasar a educação nos dias atuais sob os pilares das tecnologias é uma realidade cada vez mais necessária diante do aparato tecnológico disponível aos alunos. E tornar o processo de aprendizagem como algo ativo que empolgue mais, que seja atrativo e permita que as construções cognitivas aconteçam em tempo individualizado, propicia alcançar os objetivos propostos pela educação. Oferecendo uma maior reflexão, otimizando o poder de pesquisa, aprofundando as ideias e conceitos, facilitando a prática, a utilização dos recursos tecnológicos instiga o aluno a se interessar cada vez mais pela descoberta do saber.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.4 Kb)   pdf (815 Kb)   docx (492.4 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com