TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atribuições do nutricionista e Situação alimentar do Brasil

Por:   •  21/3/2020  •  Exam  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

Exercícios de fixação

Nome: Paulo Roberto Oliveira Junnior

Assuntos: Atribuições do nutricionista e Situação alimentar do Brasil

  1. Vários processos envolvidos nas transições epidemiológica, demográfica e nutricional   ocorrem simultaneamente no decorrer da história. Sobre os aspectos envolvidos nestas transições:
  1. Caracterize as 4 fases da transição demográfica.

Fase 1- É conhecida como fase da Pré Transição é caracterizada por obter elevadas taxas de natalidade e mortalidade.

Fase 2- Chamada de Aceleração Demográfica ocorre um crescimento da população pois mantém a taxa de fecundidade e nessa fase ocorre uma diminuição das taxas de mortalidade, o que indica o crescimento da população.

Fase 3- Conhecida como Desaceleração Demográfica, nesta fase ocorre uma queda nas taxas de natalidade e baixa taxa de mortalidade o que demonstra o aumento da população idosa.

Fase 4- É considerada como Estabilização da População, nesta fase ocorre um controle do crescimento demográfico, pois as taxas de fecundidade e mortalidade se equilibram.

  1. Cite os principais padrões de morbimortalidade característicos da transição epidemiológica no Brasil atualmente.

O processo engloba três mudanças básicas: substituição das doenças transmissíveis por doenças não transmissíveis e causas externas; deslocamento da carga de morbi-mortalidade dos grupos mais jovens aos grupos mais idosos; e transformação de uma situação em que predomina a mortalidade para outra na qual a morbidade é dominante.

A princípio, o declínio da mortalidade concentra-se seletivamente entre as doenças infecciosas e tende a beneficiar os grupos mais jovens da população, que passam a conviver com fatores de risco associados ás doenças crônico-degenerativas e, na medida em que cresce o número de idosos e aumenta a expectativa de vida, as doenças não transmissíveis tornam-se mais frequentes.

  1. Cite os fatores relacionados à transição nutricional que tem caracterizado a situação alimentar no Brasil hoje.

São observadas alterações na qualidade e na quantidade da dieta, e, associadas a mudanças no estilo de vida, nas condições econômicas, sociais e demográficas, observam-se repercussões negativas na saúde populacional. Alterações nos padrões dietéticos nutricionais da população brasileira de todos os estratos sociais e faixas etárias vêm sendo analisadas no processo da transição nutricional. Essa transição nutricional caracteriza-se pela redução nas prevalências dos déficits nutricionais e aumento expressivo de sobrepeso e obesidade. Com a alteração da característica da dieta, observa-se uma acentuada redução do nível de atividade física. Em resposta às modificações no padrão de comportamento alimentar e da drástica redução na prática de atividades físicas, a transição nutricional trouxe mudanças do perfil de saúde da população brasileira, sendo que o aumento das prevalência do sobrepeso e da obesidade são os principais legado dessa transição.

  1. Sobre a atuação do nutricionista na saúde coletiva:
  1. Cite os locais onde o nutricionista pode trabalhar no setor público.

O nutricionista pode promover a saúde por meio de campanhas, programas, pesquisas e atendimento juntamente com outros profissionais de outras áreas, vigilância sanitária, NASF, ESF, SISVAN, instituições de geriatria, prefeituras, fiscalização da profissão.

  1. Considerando as 3 subáreas da Nutrição e Saúde Coletiva citadas na Resolução 600/2018, cite 2 funções que o nutricionista pode desenvolver nas:

- Políticas e programas institucionais:

- Propor, implantar e coordenar as atividades relacionadas a gestão de políticas e programas de alimentação e nutrição;

- Desenvolver ações de alimentação e nutrição, conforme diretrizes das políticas e programas institucionais pública e privadas e normas e legislações vigentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com