TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Causas da Violência Urbana

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 2

- Causas da Violência Urbana

        Como principal problema, a falta de uma estrutura familiar adequada vem em primeiro lugar, é algo que afeta tanto a violência como a pobreza, e este é sem dúvidas o maior problema do Brasil atualmente. Isso não inclui apenas aqueles pais que são ausentes na criação de seus filhos, é muito mais que isso. Crianças que crescem vendo seu pai bater em sua mãe e neles mesmo teve uma criação violenta e assim ele será, a criança tende de ser o espelho daquilo que os pais e a família passa para ela.

        A família é o primeiro núcleo social do indivíduo, e a partir desse núcleo que ele irá crescer e se desenvolver. Uma criança que cresce em um ambiente familiar violento, olha seus pais se aproveitando de outras pessoas e sendo desonestos, essa criança tem tudo para ser igual, e se uma criança por acaso não tenha um pai presente, ela também tenderá a ser um pai ausente no futuro. Isso acarreta por gerações e gerações, impedindo qualquer elevação na qualidade de vida daquelas pessoas e claro, contribuindo e muito para a violência urbana.

        Como um segundo problema, temos a falta de estrutura escolar e educacional. A escola deixou de ser um ponto de conhecimento e interação para ser ponto de venda de drogas, crime e tudo o que é imoral e errado. Embora existam inúmeras soluções para este segundo problema, não vejo nenhuma ação tomada por parte do Governo Federal e dos Estaduais.

        A falta de punição adequada, a falta da imposição de limites e de uma postura mais rígida, que estão presentes tanto nas Escolas como nos lares familiares é a principal causa de toda essa violência pois, a partir da inexistência dessas ações cria-se vários ramos secundários, como o tráfico de drogas e entorpecentes, homicídio e etc... Tudo isso leva a apenas uma raiz: A falta de estrutura familiar e escolar.  

        Embora o Estado tenha como mudar e reverter a situação exposta no segundo problema, é extremamente complicado e ineficiente tentar resolver o primeiro, pois para resolver aquele problema, precisamos de uma conscientização e ação de cada indivíduo e pessoa envolvida naquela situação, o Governo pode ajudar, mas quem irá definir se aquele problema vai ou não ser solucionado um dia, é o próprio indivíduo.

- Referências Bibliográficas:

BARROS, R. P. de, MENDONÇA, R. Os determinantes da desigualdade no Brasil. A Economia Brasileira em Perspectiva. Rio de Janeiro: IPEA, 1996.

        

        

                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com