TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravidez na adolescência: estudo feito na comunidade São Luiz

Trabalho acadêmico: Gravidez na adolescência: estudo feito na comunidade São Luiz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

1. TÍTULO DO PROJETO: Gravidez na adolescência: estudo feito na comunidade São Luiz.

2. PÚBLICO ALVO: Adolescente, entre 12 a 18 anos de idade.

3. INSTITUIÇÃO DA PRÁTICA DE ESTÁGIO: USB – São Luiz.

4. MUNICIPIO/ ESTADO: Angelim – PE.

5. RESPONSÁVEL LEGAL PELA INSTITUIÇÃO DE PRÁTICA DE ESTÁGIO (DIRETOR OU PRESIDENTE): Marco Antônio Leal Calado Filho.

6. PERÍODO DE PRÁTICA: 15/08/2012 a 15/10/2012.

7. CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE DA INSTITUIÇÃO:

A unidade de saúde básica São Luiz (USB), é uma instituição municipal mantida pelo município de Angelim – PE. Inscrita no CNPJ: 10.908.660/0001-29, funciona como Programa de Saúde da Família – PSF. CNES: 3323455 IBGE 260.100. A Unidade Básica de Saúde é uma administração direta da saúde pública (MS, SES e SMS), cadastro no (NES em 15/12/2004). A instituição estar localizada a Rua São Luiz, s/n, Bairro: Centro, Angelim – PE. A clientela atendida nesta unidade de saúde é a comunidade local, ou seja, a do bairro São Luiz e os funcionários da unidade. O período de desenvolvimento do estágio é de agosto a outubro de 2012.

Preocupados com o grande número de gestantes menores, residentes na comunidade procuramos trabalhar o tema gravidez na adolescência e na juventude. Por essa razão esse projeto busca soluções para diminuir o caso de gravidez precoce.

A unidade de saúde funciona com quinze funcionários, sendo um médico clínico geral, uma enfermeira chefe, uma técnica de enfermagem, um motorista, uma recepcionista, um dentista, um assistente de consultório dentário, um auxiliar de serviços gerais, um psicólogo e seis agentes comunitários de saúde.

O horário de funcionamento da unidade é das 7:00hs às 15:00hs de segunda a sexta feira e não funciona nos feriados. A estrutura física é composta por uma sala para o médico, uma sala para a enfermeira, uma sala de vacina, uma sala para o dentista, uma sala de vacina, uma sala de curativo, dois banheiros, uma recepção, uma farmácia popular, uma cozinha e uma sala para o arquivo.

8. JUSTIFICATIVA:

A gravidez na adolescência não é um fato isolado. Faz parte de um processo sócio cultural. Nesta situação, a adolescente grávida quase sempre se depara com dificuldades de adaptação no meio em que vive dificuldades estas relativas ao seu comportamento, rebeldia e relacionamento com grupos que não pertencem ao seu ciclo de amizades. Uma forma de se contrapor aos seus familiares e a outras pessoas. Pois, a adolescência é o momento de formação de caráter e personalidade do indivíduo e a escolar é o local de preparação para o mundo do trabalho. A ocorrência de uma gravidez nessa fase, portanto, significa o atraso ou até mesmo a interrupção desses processos. O que pode comprometer o início da carreira ou o desenvolvimento profissional.

A respeito da sexualidade na formação do individuo deixar a desejar a falta de informação. Tal fato demonstra a falha, tanto da família, quanto da escola que não foram capazes de fornecer orientação sexual. Com isso demonstra a incompetência da família e da sociedade como um todo, em prover sólidos, valores morais e éticos e em conscientizar-lhe a cerca da própria sexualidade e das implicações, cuidados e normas, atitudes e comportamento que o indivíduo deve adotar para o seu bem estar.

A adolescência corresponde ao período da vida entre os 12 e 18 anos, no qual ocorrem profundas mudanças, caracterizadas principalmente por crescimento rápido, surgimento das características sexuais secundárias, conscientização da sexualidade, estruturação da personalidade, adaptação ambiental e integração social.

Com a introdução dos cuidados de puericultura, melhores condições nutricionais, programas de vacinação, entre outros, tem havido diminuição da mortalidade infantil, o que resulta no aumento da população de adolescentes. No Brasil, corresponde a 20,8% da população geral, sendo 10% na faixa de 10 a 14 anos e 10,8% de 15 a 19 anos, estimando-se que a população feminina seja de 17.491.139 pessoa. A gravidez na adolescência vem aumentando muito nos últimos anos e cabe a nós profissionais da educação, junto com a sociedade, tentar alertar os jovens sobre os riscos vivenciados e apoiá-los, quando procuram métodos anticoncepcionais e informações envolvendo gravidez na adolescência.

Vale salientar também, que deve ser incluída nas estratégias de prevenção, a averiguação de atitudes frente à adolescente que engravidou. Existem evidências do abandono escolar, por pressão da família, pelo fato da adolescente sentir vergonha devido à gravidez, e ainda, por achar que "agora não é necessário estudar". Pode haver também rejeição da própria escola, por pressão dos colegas ou seus familiares e até de alguns professores.

Sabe-se que o número de adolescentes que engravidam aumenta progressivamente e em idades cada vez mais precoces, isso devido a falta de conhecimento do próprio corpo, enquanto função reprodutora, a falta de uma educação esclarecedora tanto no âmbito familiar, escolar e social.

A conscientização visa proporcionar o exercício da sexualidade de forma responsável, prazerosa e saudável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com