TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As implicações acerca da implantação do Sistema Viário Oeste, no município de Vera Cruz.

Por:   •  28/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo IC

Titulo

As implicações acerca da implantação do Sistema Viário Oeste, no município de Vera Cruz.

Palavras Chave:

Sistema Viário Oeste, informação, Vera Cruz.

Introdução

A presente pesquisa teve por objetivo analisar o processo de implantação do Sistema Viário Oeste (SVO), no município de Vera Cruz, Bahia.  O estudo perpassa pela compreensão de que forma a população da Ilha de Itaparica tem acessado a informação acerca deste empreendimento. Este estudo oportunizou a relação teoria e prática, assim como foi possível perceber como a mediação política e econômica perpassa por diferentes interesses materializados no espaço. Com o advento das novas tecnologias e o aprimoramento da construção civil, as pontes passaram a ser construídas com maior segurança. No caso específico do SVO, considerando os interesses da população, este projeto poderá possibilitar a interligação entre as regiões do Recôncavo, do Baixo Sul e da Região Metropolitana de Salvador, assim como melhorias socioeconômicas e culturais. Por fim, a pesquisa tem demonstrado que existe um confronto de interesses políticos e econômicos planejados de cima para baixo, divergindo dos interesses da população, cujos principais problemas são responsáveis pelo alto grau de vulnerabilidade ambiental do município de Vera Cruz.

Metodologia

A compreensão acerca do projeto de implantação do Sistema Viário Oeste (SVO), na Ilha de Itaparica, especificadamente no município de Vera Cruz requer um delineamento de alguns caminhos teórico-metodológicos, conforme figura 1. Para atingir os objetivos propostos, elaboramos um quadro síntese evidenciando as principais categorias de análise, bem como a identificação das fontes primárias e secundárias.

Figura 1. Caminhos da pesquisa

[pic 1]

Fonte: elaborado pelas as autoras, agosto de 2016.

A escolha da trajetória teórico metodológica e a definição das técnicas de pesquisa foram significativas para o entendimento da realidade em estudo, uma vez que oportunizou a relação teoria e prática, possibilitando a compreensão dos possíveis impactos que o SVO pode causar e a falta de informação por parte da maioria da população.

Resultados e discussões

Segundo o censo demográfico a população de Vera Cruz (figura 2) é 37.567 (IBGE, 2010), com uma taxa de urbanização de 93,8 %, distribuídos em quatro distritos: Mar Grande, Barra do Gil, Jeribatuba e Cacha Prego.  

Figura 2. Vera Cruz no contexto regional.

[pic 2]

As observações diretas no campo de estudo evidenciam um padrão urbano desordenado e um processo de favelização da Ilha de Itaparica, decorrente de vários anos de abandono. Essa análise é confirmada a partir dos relatos nas Audiências Públicas, assim como dos resultados da pesquisa de campo (figura 3). A pesquisa detectou que 56,7% da população de Mar Grande nunca ouviu falar, não conhece o projeto, mas gostaria de participar e ser informada acerca das discussões sobre o Sistema Viário Oeste. Apenas 14,4% foi informada e convidada a participar das audiências públicas. Por meio dos estudos e da observação direta foi possível perceber que a ideia da construção da ponte, dentre outras coisas, envolve grandes investimentos e interesses econômicos e políticos.

Figura 3. Participação em audiências públicas e seminários. 

[pic 3]

Fonte: Arquivo do Grupo Recôncavo e a cidade e o urbano, agosto de 2016.

Considerações:

Ao considerar todos os elementos abordados nos diferentes momentos de participação ativa na área de estudo, notamos os diversos discursos e interesses, uma baixa participação da população, o aumento das ocupações irregulares e o alto grau de vulnerabilidade social e ambiental na Ilha de Itaparica. Problemas como precariedade na assistência médica, escolas, violência, lixo, esgotamento sanitário, água, alcoolismo, entre outros, impregnados na paisagem, foram identificados no transcorrer da pesquisa. Isso tem contribuído para ampliar as discussões e acirramentos nas Audiências Públicas, uma vez que a maioria dos participantes solicita que haja mais investimentos na infraestrutura. As pesquisas apontam que desde a metade do século XX que a discussão e elaboração de propostas de integração da RMS ao Recôncavo e ao Baixo Sul vêm acontecendo, por meio da construção da ponte Salvador- Ilha de Itaparica. A experiência da Iniciação à Pesquisa é significativa, uma vez que proporcionou o confronto da teoria com a prática, o que favoreceu a aproximação com a realidade e a reformulação de conceitos. Por fim, elaboramos um Blog cujo objetivo consiste em sintetizar as discussões e municiar a população acerca deste assunto. A implantação do Projeto SVO, se for pensado, também, para atender às necessidades básicas da população da Ilha, poderá trazer melhorias na infraestrutura social e urbana. Caso contrário, há uma tendência para ampliar as mazelas sociais e a especulação imobiliária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (240.8 Kb)   docx (144.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com