TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Metodológicos E Filosóficos Que Orientam As Pesquisas Em Educação

Casos: Aspectos Metodológicos E Filosóficos Que Orientam As Pesquisas Em Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 3

O presente artigo propõe a discussão sobre as pesquisas mais comumente em educação, abordando diversos temas como os paradigmas, epistemologia, conhecimento e entre outros. Segundo Chizzotti a ciência e a pesquisas cresceram e desenvolveram a partir de varias explicações de fatos ou da compreensão da realidade. Então se conclui que o conhecimento pode acontecer de várias formas e por caminhos diferentes, utilizando fontes filosóficas disponíveis. Uma das áreas de conhecimento filosófico é a epistemologia que tem como objetivo central ter o conhecimento a partir daquilo que se acredito ou menos na crença verdadeira justificada. Outras teorias podem ser definidas como paradigmas que utilizam técnicas para conquistar os objetivos da pesquisa. A pesquisa na área de Educação desenvolveu consideravelmente de 1970, e nessas pesquisas constatamos varias abordagens que serão detalhadas por três delas:POSITIVISTA: Como orientadora da ciência, elege como critério algo de verdade que possa ser comprovada através de experiências, fatos visíveis e positivos, e desprezada quaisquer tipos de subjetividade, sentimentos ou emoções. A prova tem que ser clara objetiva,mensurarável ou quantificável para que a academia cientifica aprove algo como descoberta cientifica.Norteado pelo paradigma positivista, o sistema educacional brasileiro implantou nas escolas grades curriculares, aulas com orientação, e a divisão das disciplinas, tendo como pequenas aulas de cinqüenta minutos. Isso acabou prejudicando na parte de não ter tempo para discussões ou argumentações para se construir conhecimentos novos ou pensamentos críticos, pois havia se matéria a dar e uma grade a se cumprir.

FENOMENOLÓGICA: Na perspectiva da fenomenologia, segundo Merleau-Ponty (1971, pp. 5-6), tudo o que se sabe do mundo, mesmo dentro da ciência, conhece-se a partir da visão pessoal ou de uma experiência com o mundo, sem a qual os símbolos da ciência nada significariam. Assim, toda a verdade científica é construída sobre o mundo vivido, e para se fazer ciência com sentido e com rigor, deve-se considerar a experiência do mundo, da qual ela é expressão. O método fenomenológico consiste em mostrar o que é apresentado e esclarecer este fenômeno. Para a fenomenologia um objeto é como o sujeito o percebe, e tudo tem que ser estudado tal como é para o sujeito e sem interferência de qualquer regra de observação cabendo a abstração da realidade e perda de parte do que é real, pois tendo como objeto de estudo o fenômeno em si, estuda-se, literalmente, o que aparece. Para a fenomenologia um objeto, uma sensação, uma recordação, enfim, tudo tem que ser estudado tal como é para o espectador.

Na educação escolar da se importância do sujeito no processo de construção de conhecimentos, onde esclarece elementos culturais e os valores que explica o seu mundo vivido.

MATERIALISMO HISTORICO-DIALÉTICO: Na teoria marxista, o materialismo histórico pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos. Para o Educador Brasileiro Freire, se explica na leitura critica da realidade da sociedade capitalista, estruturada e organizada e também na difusão da idéia da libertação do sujeito.

O conhecimento sobre as principais correntes filosóficas que orientam as pesquisas beneficia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com