TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos da pesquisa qualitativa

Por:   •  13/5/2015  •  Seminário  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Aspectos da pesquisa qualitativa

A delimitação e formulação do problema

O problema de pesquisa não pode ficar reduzido a uma hipótese ou a algumas variáveis que são avaliadas por um método preconcebido. O problema decorre de um processo indutivo que vai se definindo e delimitando na exploração dos contextos ecológico e social do local onde se realizará a pesquisa, por observação contínua e contato com pessoas que conhecem o objeto ou sujeito de pesquisa.

A delimitação do problema não pode ser determinada previamente e individualmente pelo pesquisador, ela é feita em campo, onde a questão inicial é definida, revista e reorientada a partir do contexto e das informações obtidas no início da pesquisa.

O pesquisador

O pesquisador precisa assumir uma atitude aberta a todas as manifestações que observa, sem levar em consideração conceitos predeterminados, adiantar explicações e conduzir-se por aparências imediatas. Lembrando que o pesquisador não é somente um observador passivo, ele pode obter familiaridade com os acontecimentos, criando uma relação coerente com o que observa e sua experiência com outras pesquisas, mantendo sempre uma conduta participante.

É necessário na pesquisa qualitativa garantir que a descrição seja realizada minuciosamente, captando as percepções, emoções e interpretações dos pesquisados. O pesquisador deve experienciar o espaço e o tempo vivido pelos investigados e partilhar de suas experiências.

Os pesquisados

Na pesquisa qualitativa, todos que participam da pesquisa são reconhecidos como sujeitos que elaboram conhecimentos e produzem práticas adequadas para intervir nos problemas identificados. Os pesquisados possuem um conhecimento prático, de senso comum, que formam uma concepção de vida. Os sujeitos da pesquisa identificam os seus problemas, propondo ações eficazes para o momento. As ações de intervenção devem ser negociadas para se adequarem as possibilidades das pessoas e do contexto em que vivem.

O pesquisador e o pesquisado criam uma relação dinâmica que será continuada em todas as etapas da pesquisa. Esta relação torna-se indispensável para se conseguir vínculos entre as pessoas e os objetos, e os significados que são construídos pelos sujeitos. Assim, os resultados da pesquisa serão fruto de um trabalho coletivo entre os sujeitos de pesquisa e os pesquisadores.

Os dados

Os dados da pesquisa não se restringem às percepções sensíveis e aparentes, mas se manifestam em uma complexidade de oposições, de revelações e de ocultamentos. É preciso avaliar os dados com muito cuidado para poder chegar a resultados realmente verdadeiros.

Na pesquisa qualitativa todos os fenômenos são importantes, seja a fala, ou os gestos. Todos os sujeitos são igualmente dignos de estudo, sendo vistos como iguais, mas permanecendo únicos, e todas as suas observações são relevantes. Algumas pesquisas qualitativas utilizam dados quantitativos, principalmente na etapa exploratória de campo ou nas etapas em que estes dados podem mostrar uma relação entre fenômenos particulares.

As técnicas

Na pesquisa qualitativa as técnicas mais utilizadas são: a observação participante, história ou relato de vida, análise de conteúdo, entrevista não-direta, entre outras. Essas técnicas reúnem um conjunto qualitativo de informações, que se baseiam na racionalidade comunicacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com