TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de FEE de Geografia

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALVADOR

CURSO DE PEDAGOGIA  

DISCIPLINA: Fundamento e Estratégia do Ensino de Geografia        

PROFESSOR: Denize Reimão de Souza Nadyer  

ALUNA: Rosane Martins da Silva

Atividade apresentada à disciplina

Fundamento e Estratégia do Ensino de

Geografia de pedagogia da Universidade de Salvador com requisito de avaliação da disciplina, sob orientação de Denize Reimão Souza Nadyer e da tutora Gracia Maria de Aparecida Passos

                                                                               

Lauro de Freitas

Abril /2015

Leia e analise criticamente o plano de aula abaixo para o 3º ano do Ensino Fundamental que se encontra disponível no endereço http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/leitura.html?newsID=b9eeefa99eb94c02976ea49609497662 e responda as questões propostas:

Minha escola é show! 

Planejamento para disciplina de Geografia – 2º Ano do Ensino Fundamental I.

04/04/2010

Disciplina: Geografia
Conteúdo: Espaços da minha escola 
Ano de ensino: 2º ano
Tema: Minha escola é show!

Objetivo: 
Explorar as áreas internas e externas da escola.

Material: 
Máquina fotográfica, folhas, lápis e borracha.

Conhecimento prévio: 
Para realizar essa atividade, os alunos necessitam conhecer os espaços e ter noções cartográficas.

Atividade motivacional: 
Converse com a turma a respeito do espaço escolar e questione quem conhece as proximidades da escola. Caso haja alunos que conheçam e/ou moram perto, deixe que contem mais curiosidades a respeito dos arredores da escola. Proponha um safári fotográfico, no qual serão tiradas fotos dos espaços externos e internos da escola, para análise posterior.

Encaminhamento metodológico: 
Para facilitar o trabalho, organize a turma em grupos e cada um será responsável por anotar tudo sobre um determinado item, como: comércio, vegetação, alimentação, habitação, espaços internos, etc. Esse trabalho deverá ser feito na área externa, bem como na área interna, sempre respeitando as outras turmas, professores e a rotina da escola. Leve os alunos para o Laboratório de Informática e mostre imagens retiradas da internet, de diferentes escolas e salas de aula do país. Neste momento, aproveite para ressaltar que os espaços escolares são diferentes, porque dependem do local no qual está inserido e destaque a importância de se ter um ambiente limpo e cuidado.

Exemplos:

 [pic 2]

Aponte quais são os espaços que cada grupo anotou, numa discussão coletiva, a fim de que todos explanem o que conseguiram observar. Retome a ideia de que todos ocupam um lugar no espaço e que na sala de aula, todos têm que se respeitar. 
Construa um cartaz com todas as imagens e apontamentos relevantes feitos pelos grupos no safári fotográfico. Deixe o cartaz exposto no mural da escola.

OBS: Se desejar construa, na sala, um cartaz com as regras que devem ser respeitadas por todos os alunos.

Avaliação:
Essa atividade de conhecimento sobre o espaço escolar está dividida em aproximadamente três a quatro aulas, por isso a avaliação será diagnóstica, verificando, no processo de aquisição e assimilação dos conteúdos trabalhados durante as aulas, se estes foram apreendidos pelos alunos.

Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010

Questão 1 - (Valor 2,0) Releia atentamente o plano de aula “ Minha escola é show!” criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França em 2010 e responda:

  1. Qual a importância social da temática explorada para a formação das crianças e jovens?

A temática explorada tem por objetivo construir a cidadania nas crianças e nos jovens de forma crítica, favorecendo assim a formação de pessoas mais conscientes de seus direitos e com maior preparo para lutar para a sua consolidação.

Crendo na afirmação de um artigo escrito para o Portal Educacional, Rischbieter (2007, s. p.) que garante que a Geografia possibilita “um espaço especifico para o tratamento das questões sociais e ecológicas dentro das escolas, permitindo que os problemas do mundo sejam discutidos na sala de aula.“  Com certeza ao final da aula teremos crianças e jovens com visão de mundo bem mais ampla, capazes de discutir e obterem a compreensão dos problemas socioculturais da comunidade na qual estão inseridos, e também do mundo. Formando assim cidadãos com identidade pessoal e comunitária mais abrangente, e ainda capazes de obter maior entendimento sobre o lugar em que vive, das pessoas e da sua cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (343.6 Kb)   docx (510.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com