TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade no Portfólio: Atividade do Ciclo

Por:   •  10/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Atividade no Portfólio: Atividade do Ciclo 2

Aluna: Helena Bernardes Cortez

Para desenvolver a atividade, busque identificar em um mapa (em um atlas, em mapas em pdf encontrados na internet, no Google Maps ou Google Earth) o município ou a região em que você vive. Depois disso, com base no mapa geológico do Brasil, identifique a província geológica em que seu município está. Lembrando que para isso o material didático será bastante útil. Os mapas que mostram as províncias geológicas do nosso país estão no livro de Janoni (2013), Unidade 2, páginas 64 (rochas ígneas), 72 (bacias sedimentares) e 79 (terrenos metamórficos).

Depois de descobrir o tipo de província geológica que predomina na sua região, escreva um texto breve (de uma a duas laudas, em média) contemplando os seguintes aspectos:

a) indique o tipo de rocha predominante (ígnea, sedimentar ou metamórfica) no município ou região, bem como suas principais características, minerais mais comuns e possíveis finalidades econômicas.

b) como este tipo de rocha se insere no chamado “ciclo das rochas”? Descreva os aspectos pertinentes à gênese do tipo de rocha citado.

Use imagens (obtidas na internet) para ilustrar sua atividade. 

O envio de mensagens se encerra em 25/04/2022

A área de estudo fica localizada no município de Goiânia, Goiás. Com aproximadamente 728,84 km², e se distancia de 209 Km da capital federal Brasília, está localizado na região do planalto central, estendendo-se do paralelo 16° e meridiano 49°.

O município expressa pequena diferença altimétrica, em análise a cartas, mapas e informações em livros e na internet identificou-se como rocha predominante no município se tratando de rochas metamórficas, predominam os micaxistos e quartzitos do Grupo Araxá com seção setentrional dominando os gnaisses e granodioríticas , localizado no planalto de Goiânia conforme a Anexo 1 (NASCIMENTO, 1991).

Para descrever as características mais comuns e minerais, abaixo está a figura 1, destacando a região metropolitana de Goiânia a cidade de Aparecida de Goiânia.

Figura 1 - Maiores produtores de minério, por valor de produção, do estado de Goiás (2014)[pic 2]

Fonte: RAL/Superintendência do DNPM – GO/DF (2015). Dados trabalhados por CARDOSO JÚNIOR, H. M.

Pela proximidade, a inclinação do município se pela extração de brita, por possuir umas diversas pedreiras que utilizam o calcixisto do Grupo Araxá, rochas granulíticas, calcários e granitos da região.

O ciclo das rochas, é cíclico, continuo e infinito, por erosão ou intemperismo, para melhor descrever o ciclo das rochas abaixo está a figura 2.

Figura 2 – Ciclo das Rochas

[pic 3]

Fonte: Toda Matéria (2022)

Conforme a figura 2, as rochas metamórficas possuem origem magmática ou sedimentar que sofre ações físicas e químicas, principalmente a temperatura, gerando uma metamorfose, possuindo textura granular, com alta coesão. As rochas metamórficas trazem a formação geológica estrutura, textura e composição mineralógica. Se originadas das rochas magmáticas a formação dá-se aos gnaisses e quartzo, se pelas rochas sedimentares, formam-se mármore, arenito e ardósia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (593.7 Kb)   docx (534.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com