TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade previa

Por:   •  31/3/2015  •  Resenha  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 7

Recurso prévio 2

Unidade 1: Geografia Física e a Geomorfologia (8)

1.1. Noções básicas de geomorfologia: natureza, objeto, métodos e técnicas.

José Carlos Rodrigues Rocha

Natureza        

        Fazendo parte da Geografia Física, a Geomorfologia se dedica ao estudo da esfera de rochas do planeta (litosfera). É responsável pelo estudo das formas do relevo terrestre.

        Aparece como ciência preocupada com a explicação das formas do relevo no final do século XIX, embora seus fundamentos já existissem nos finais do século XVIII, graças aso estudos do geólogo Hutton (1726-1797) criando os fundamentos do uniformitarismo, mais tarde aperfeiçoado por Playfair (1802) e Lyell (1830), onde se afirmava  que o presente era a  chave do passado. Assim, na ordenação da natureza, a destruição levava à construção. Os processos que atuam hoje já atuaram no passado sobre a superfície terrestre.  

        No final do século XIX torna-se autônoma, ligada à Geografia Física tanto na Europa quanto nos Estados Unidos tomando corpo como ciência com William Morris Davis, geólogo norte-americano. Davis assim definiu, analisou e explicou as formas do relevo, usando para isso uma terminologia genética e método científico, seguindo os seguintes princípios: observação e ordenação das características das formas; enunciação de hipóteses para explicar os antecedentes das características e dedução de consequências esperadas a partir das hipóteses.

        Davis introduziu o método da análise cíclica das paisagens, com base evolutiva, quando desenvolveu o seu "ciclo de erosão normal". Foi ele que estabeleceu a diferença entre os pontos de vista entre o geólogo e o geomorfólogo: "O geólogo examina o presente para compreender e explicar o passado. O geomorfólogo só estuda o passado naquilo que possa explicar o presente."

        Estabeleceu-se a partir daí os diferentes tipos genéticos das formas do relevo.

        A moderna Geomorfologia Dinâmica surgiu após 1920 na França e na Alemanha com a noção de Geomorfologia Climática fundida aos conceitos de Geomorfologia Estrutural. Nos Estados Unidos, com a Escola Processual e Quântica de Strablen, Leopold e colaboradores, Schumm, Horton, Morisawa e outros, a partir de 1950.

        Como ciência da Terra, a geomorfologia tem princípios básicos, leis gerais e objeto próprios. Usa métodos e técnicas específicas. Seus princípios fundamentais são:  causalidade (explicação), extensão (correlação) e localização. Tais princípios conduzem a atitudes: descrever, classificar, explicar. Quanto às leis gerais podemos observar a  seguinte: nenhum rio pode escavar abaixo do nível do mar porque a energia potencial da queda-d'água, aí, chega a zero, logo, nenhuma conversão ulterior de energia potencial para trabalho de corrente é possível. Isso ocorre porque o nível do mar é o nível de base final da erosão.

Objeto de estudo

        A Geomorfologia procura entender a forma da Terra e elucidar os processos que operam na sua superfície. Assim seu campo de estudo é a  superfície de contato, que une a parte sólida do globo: a litosfera, com os seus invólucros: líquido e gasoso. Como todas as superfícies de contato, a superfície da litosfera é o reflexo de um equilíbrio móvel entre forças de natureza diferente. Essas forças têm sua origem no interior da Terra (processos endógenos), e no exterior, (processos exógenos), referentes à atmosfera-hidrosfera e biosfera. Esse campo é dinâmico porque as forças agem e reagem, gerando um sistema de interferências.

        A análise e o estudo dos fenômenos gerados dessa complexidade de ações devem ser feitos  sob dois aspectos básicos: o estático e o dinâmico, para que possa atender ao duplo objetivo da Geomorfologia: a) fornecer descrição explicativa e um inventário detalhado das formas; b) analisar os processos que operam na superfície terrestre. No primeiro caso a Geomorfologia se preocupa com o aspecto estático-da paisagem (anatomia da paisagem).         No segundo, com o aspecto dinâmico (fisiologia da paisagem).

        Esses dois aspectos, descritivo e genético, são interligados exigindo dados do outro.

        Para o estudo dos fatos geomorfológicos deve descrever, classificar e explicar racionalmente, com o auxílio de uma metodologia e técnicas, cada vez mais aprimoradas, quantificando os diferentes fatos estudados.

Métodos e técnicas

        Em relação às técnicas, como ocorre com outras geociências, a Geomorfologia utiliza as  cartográficas e estatísticas, auxiliares na explicação e interpretação das formas do relevo e como documentos de base, mapas e dados dos sensores remotos. As cartas topográficas são a base das análises morfométricas e a fotointerpretação é técnica auxiliar no levantamento e reconhecimento dos fatos e base para elaboração de mapas geomorfológicos.

Dentre os métodos mais usados destacam

        Dentre os métodos utilizados pela Geomorfologia destacam-se os seguintes:

a)  abordagem teórica e  observação de campo que atendem às diferentes finalidades como:  testar resultados de trabalhos teóricos, modificar teorias; como observação qualitativa ou observação quantitativa;

c) experimentos realizados no campo ou em laboratórios, em escala normal ou reduzida (embora se saiba que os fenômenos geomorfológicos operem em escalas de tempo muito longas);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com