TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação dos Agentes modeladores do espaço urbano no conjunto santo antônio da cidade de olho d'água das flores - AL

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.961 Palavras (12 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 12

ATUAÇÃO DOS AGENTES MODELADORES DO ESPAÇO URBANO NO CONJUNTO SANTO ANTÔNIO DA CIDADE DE OLHO D’ÁGUA DAS FLORES-AL

Débora da Silva Oliveira, Maryana Vieira Ferreira de Oliveira, Ranielli Oliveira Barbosa, Victória do Carmo Silva, ²Matteus Freitas de Oliveira

¹Discentes do curso de Agroindústria, 1º ano Integrado- IFAL.Pesquisa Voluntária/IFAL. e-mail: deborasilvarolinha133@gmail.com, maryanavieira09@gmail.com, raniellioliveira123@gmail.com, vick.ducarmo@live.com ²Professor do curso técnico integrado em agroindústria – IFAL e-mail: matteusfreitas@gmail.com;

RESUMO: O espaço urbano desigual e combinado, fragmentado e articulado por muito tempo foi objeto de estudo de importantes pesquisadores na escala da metrópole. Em virtude disso, os livros didáticos da educação básica nacional retratam em seus conteúdos um urbano distante da realidade da maioria dos cidadinos do Brasil, residentes em pequenas ou médias cidades. Buscando associar o cotidiano com a teoria do espaço urbano, esse artigo espacializou dados do Conjunto Santo Antônio da cidade de Olho D’Água das Flores, Alagoas, coletados por meio de entrevistas, questionários e observação de campo. Mediou-se a teorização com a discussão sobre os agentes produtores do espaço urbano e o processo de segregação espacial. A história de formação do bairro aliado a teoria permitiu a compreensão do cenário atual da pobreza e desigualdade socioespacial desse bairro.

Palavras-chave: Cidade, pobreza, cotidiano, desigualdades.


ACTING AGENTS OF URBAN SPACE IN CONJUNCTION MODELERS HOLY CITY SANTO ANTÔNIO, OLHO D’ÁGUA DAS FLORES-AL

ABSTRACT: Unequal urban space and combined, fragmented and articulated long been important research object of study on the scale of the metropolis. As a result, the textbooks of the national basic education portray in their content a distant urban reality of most cidadinos of Brazil, living in small or medium-sized cities. Seeking associate daily with the theory of urban space, this article spatialized data Santo Antonio Set in the city of Olho D'Água das Flores, Alagoas, collected through interviews, questionnaires and field observation. theorizing with the discussion of the producing agents of urban space and the spatial segregation process is brokered. The formation history of the neighborhood ally would have allowed the understanding of the current situation of poverty and socio-spatial inequality of this neighborhood.

Keywords: City, poverty, daily life, inequalities

INTRODUÇÃO        

O estudo da cidade, como espaço de reprodução do modelo capitalista, é foco de diversas áreas científicas, desde a sua infraestrutura, dinâmicas e processos. A cidade, como obra de arte humana não acabada, está sempre em movimento, tanto na alteração de suas formas espaciais, como também, nas suas funções, ver Santos (2001).

Grupos de pesquisa em todo país dedicam-se aos processos e dinâmicas metropolitanas, esses esforços científicos de inúmeros grupos de pesquisa refletem nos livros didáticos utilizados no ensino médio nacional, a organização socioespacial das metrópoles, destacando sua situação, sítio, funções, segregação e processos diversos na escala da grande cidade como podemos verificar em Sene (2010). A preocupação que moveu essa pesquisa estava no trato que esses livros de alto alcance rotulam o espaço urbano à imagem das metrópoles não destacando as cidades pequenas e problematizando seus dilemas e processos ao nível de suas complexidades.

Sendo assim, esse estudo refere-se à atuação dos agentes modeladores do Conjunto Santo Antônio, com base na teoria de Corrêa (2002), um bairro segregado, por isso mesmo com índices sociais precários, na cidade de Olho D’água das Flores – AL, cujo município, segundo o IBGE (2016), possui uma área de 191,323 km² e uma população estimada de 21.706 hab./km².

O trabalho contará com a metodologia da análise de cunho participativo onde há interação entre pesquisador e objeto, a história do bairro e gráficos explicativos, além de entrevistas que fizemos com alguns habitantes desse bairro, relacionando essa totalidade com a teoria de Corrêa (2002) sobre o Espaço Urbano e seus agentes sociais, que fazem e refazem a cidade.

MATERIAIS E METODOS

Para realização dessa análise de estudo de caso, dividiu-se a pesquisa em três fases para fins metodológicos associando o uso de materiais como celulares, máquinas fotográficas, gravadores e computadores.

Na primeira etapa, realizou-se uma discussão teórica para entender o fenômeno do espaço urbano por meio do diálogo com pesquisadores reconhecidos por suas contribuições nas interfaces que a cidade propõe com as ciências humanas. Enumerou-se a teoria dos agentes produtores do espaço urbano de Corrêa (2002) como base, e junto a esta agrupou-se contribuições tanto de Carlos (2007), que estudou a complexidade do espaço urbano em São Paulo, quanto Santos (2001) que dedicou-se de maneira mais ampla entender a hierarquia urbana na escala nacional, com ênfase à capital baiana, Salvador. Em seguida, escolheu-se dentro da cidade de Olho d’Água das Flores, uma área de recorte para execução das técnicas de pesquisa de campo para coleta de dados primários. Nesse sentido, o bairro Santo Antônio, pela quantidade de habitantes e sua diversidade de casos foi escolhido para testar a aplicação dessa estruturação de teorias.

Na segunda etapa, em sala intermediadas pela orientação, elaborou-se um questionário com 20 perguntas para situar socioeconomicamente um perfil dos moradores desse bairro. Também foi produzido 5 perguntas semi estruturadas que foram aplicadas aos moradores mais antigos e aos antigos proprietários da terra rural que se tornou bairro. Por isso, entendeu-se essa etapa como operacional, em virtude da estruturação das técnicas de pesquisa e sua posterior aplicação. 50 questionários aleatoriamente espalhados na busca satisfatória de respostas para configurar como um resultado amostral, além da escolha de 5 moradores antigos e um proprietário fundiário.

Por fim, com todos os dados adquiridos e intermediados por uma corrente teórica crítica da Geografia, realizou-se seleção dos dados, bem como elaborou-se gráficos, imagens e analises possíveis, permitindo a compreensão da complexidade. 

DISCUSSÃO E RESULTADOS

Cidade, bairro e segregação: a ação dos seus agentes formadores.

Segundo Carlos (2007), a cidade enquanto produto, representa a condição e meio para a reprodução das relações sociais, estas por sua vez, alcançam a reprodução da vida humana dentro das relações sociais. Nesse sentido, a cidade se reafirma enquanto espaço, em constante transformação produto social ao longo do processo histórico. Em virtude dessas relações serem diferenciadas, as vivências fragmentam a cidade em “regiões” ou “zonas” menores que se especializam em determinadas funções ou características, da qual chamam de bairro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (288.6 Kb)   docx (106.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com