TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bolsa de valores

Seminário: Bolsa de valores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Seminário  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

Bolsa de valores refere-se ao ambiente onde são realizados negocios de ações de capital aberto (público ou privado), título de renda fixa ou renda pública federais, moedas e diversos tipos de derivativos financeiros. A bolsa de valores também é responsável por estabelecer as regras de negociação e por criar um ambiente seguro e transparente para a realização destes negócios. Podemos fazer uma analogia a uma feira onde ao invés de vermos vendedores oferecendo verduras, frutas e legumes são negociados ações de compras ou vendas.

Holding é uma concentração de empresas, em que uma grande empresa ou organização controla outras menores geralmente pela aquisição majoritária de sias ações. As multinacionais são normalmente controlads por uma holdin, que pode estar situada no páis-sede ou em outro país.

Comglomerados são grupos de empresas que se associam, atuando em diferentes setores ou ramos da economia, para evitar prejuízos totais em um setor. É o caso, por exemplo, de um conglomerado que atue simultaneamente nos setores de petroleo, de aluminio, agropcuária e de seguros.

Royaties são valores pago para exploração ou comercialização de um produto ou obra. Um exemplo disto, foram as vendas dos royaties do petrolio para empresas entrangeiras no ano de 2013 efetuado pela presidente Dilma.

Truste é a fusão de várias empresas formando um oligorpólio. A incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividade abrem mão de sua independencia legal para constituir uma única organização. São os truste, que controlam as etapas da produção , desde a retirada da natureza até a distribuição das mercadorias.

Cartel é quando os truste ou empresas de mesmo setor fazem acordos explícito ou implícito entre si estabelecendo um preço comum,cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação. Divindindo os mercados potenciais e, portanto,inviabilizando a livre concorrencia e aumentando os preços dos produtos obtendo maiores lucros.

Nova Divisão Social do Trabalho :

A atual divisão internacional do trabalho, que tem a hegemonia do capital financeiro tem dois vetores estruturais chaves: o primeiro deles é a reestruturação empresarial em todo o mundo, caracterizada pela maior concentração e centralização do capital, nos setores produtivos, bancário e financeiro, que tornou ainda mais importante o papel das grandes corporações transnacionais. .

O outro vetor que influencia fortemente a atual divisão do trabalho está relacionado aos Investimentos Diretos no Exterior (IDE), cujos fluxos aumentaram muito na década passada, inclusive para países semiperiféricos, mas que continuam ainda muito concentrado nos países centrais.

Resoluções das questões das páginas 28 a 29.

1- O sistema capitalista se inicia na europa e ao longo séculos se expando para outros continentes, ou seja, o capitalismo comercial surgi num período que o mercado mundial interliga diversas regiões da Terra. Nessa época, vasto imperios surgiram e com intensificação do comércio houve também a expansão do consumo , iniciando-se uma redistribuição mundial de recursos.

Desde que o poder se centralizou nas mãos dos reis,a pratica do mercantilismo passou a ser adotada. As principais caracteristica do mercantilismo são: intervenção estatal na vida economica, manutenção de uma balança comercial favorável, metalismo, protecionismo, formação de monopolios e por fim, nas areas coloniais tornaram-se perifericas do sistema capitalista mundial por meio do estabelecimento de uma divisão internacional do trabalho (DIT).

Após o capitalismo comercial sugi o industrial, a qual a expanção comercial e a ampliação da economia de mercado permitiram que a Europa acumulasse capital, que foi empregada em investimentos e na mecanização da produção, provocando a primeira revolução industrial.O liberalismo econômico caracterizou essa fase do capitalismo.Na segunda revolução industrial, novas invenções se sucederam e grandes modificações ocorreram nas condições da vida das pessoas, na velocidade e na qualidade dos transportes. Todas essas inovações influenciaram a aceleração do contato entre culturas e a reorganização do espaço capistalista.

No inicio do século XX, a fase da livre iniciativa ficou para trás e o capitalismo tornou-se cada vez menos competitivo e mais monopolista. Empresas e paises passaram a monopolizar o comércio, sendo esta a fase do capitalismo financeiro ou monopolista. Foi nesse contexto, que ocorre as expansões imperialista europeia( na africa e na asia ) e a cosolidação a divisão internacional do trabalho (DIT).

Após as duas grandes guerras, o mundo capitalista se reorganizou, retomando o seu crescimento,iniciando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com