TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO INTERESCOLAR ESTADUAL MIÉCIMO DA SILVA

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO INTERESCOLAR ESTADUAL MIÉCIMO DA SILVA

Aluno(a):__________________________________ Turma :______________

3º Bimestre: Biomas - Classificação e situação atual

C:\Users\Seeduc\Desktop\COORDENAÇÃO 2013\LOGO CIEMS, GOVERNO E SEEDUC\CIEMS.jpg

1- Por ser encontrada em regiões subpolares, a vegetação da Tundra apresenta um ciclo extremamente curto. Em que época do ano pode-se perceber a vegetação rasteira da Tundra?

2- Quais as espécies mais típicas da Tundra?

3- Existem três tipos de Tundra e seus nomes são dados a partir da sua localização geográfica. Cite os nomes e sua localização.

4- A Taiga é um bioma com temperaturas baixas, por conta disto, que características podem ser observadas nos animais deste lugares?

5- Que outros nomes pode receber a Taiga?

6- A Taiga é uma formação vegetal homogênea e perene. Como suas árvores se adaptam à neve, já que não perdem as folhas no inverno?

7- Além do Brasil, que outros países da América do Sul podemos encontrar as Pradarias\ Pampas?

8- Por ser composto por gramíneas, as pradarias\Pampas são excelentes para pastagem. Na Rússia e Ucrânia temos os solos mais férteis do mundo em áreas com este bioma. São “terras negras” conhecidas como...

9- Ao ser observado ao longe, o Pampa tem a aparência de um tapete verde por possuir paisagem plana e homogênea. Como é o solo neste bioma e qual a principal atividade econômica da região?

10- Cite 2 lugares do globo que podemos encontrar as Estepes?

11- A vegetação de Estepes se desenvolveu na faixa de transição entre quais climas?

12- Qual a principal atividade econômica que degrada o bioma estepes?

13- O clima é de extrema importância para a formação dos biomas. Qual característica climática mais marcante na Savana\Cerrado?

14- Quais os três estratos vegetais encontrados nas Savanas?

15- Podemos perceber no cerrado adaptações das plantas para passarem pela época da estação seca. Cite algumas destas adaptações.

16- Nos desertos a vegetação esparsa e o solo arenoso contribuem para a rápida perda radiativa de energia. O que podemos observar na temperatura diária destes ambientes desérticos?

17- A seleção natural fez com que os vegetais das áreas desérticas desenvolvessem estratégias para se adaptarem à escassez de água. Cite essas adaptações.

18- Na Caatinga , o semi - deserto brasileiro, além de escassas as chuvas são irregulares, o que acarreta longos períodos de estiagem. Assim tanto a vegetação, como os rios não são perenes. Como são então classificadas as espécies vegetais e os rios desta região?

19- As formações vegetais nas Florestas equatoriais e tropicais são hidrófilas, latifoliadas e extremamente heterogêneas. Que elementos climáticos são responsáveis por estas características?

20- As atividades antrópicas na Amazônia ( nossa Floresta Equatorial) vem provocando a degradação deste bioma. Qual as duas maiores atividades econômicas que vem fragilizando a vegetação desta região?

21- A Mata atlântica no Brasil é um exemplo de Floresta Tropical. Ela possui uma grande importância econômica que infelizmente, contribuiu para que fosse o bioma mais devastado de todos os tempos no Brasil. Qual o primeiro produto extraído da Floresta que deu início a sua devastação?

22-Qual o relevo predominante no Pantanal?

23- Considerada uma das maiores planícies de sedimentação do planeta, o Pantanal também recebe o nome de Chaco em outros países. Além de parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, quais outros países da américa do Sul podemos encontrar este bioma?

24- No ano de 2000, o Pantanal ganhou o título de Patrimônio natural da humanidade e reserva da biosfera pela UNESCO devido a sua biodiversidade. Uma atividade econômica relativamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com