TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNDAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTADUAL DA ZONA OESTE

Por:   •  12/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.610 Palavras (7 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTADUAL DA ZONA OESTE

Rodrigo Freitas da Silva

Análise ABC – Estudo de caso sobre gerenciamento de estoque no setor de manutenção de uma empresa de moda

RIO DE JANEIRO

2018


Sumário

1)        Introdução        1

2)        Apresentação do problema a ser investigado        1

3)        Objetivos        2

4)        Justificativa        2

5)        Metodologia        3

6)        Marco teórico        4

7)        Referências bibliográficas        6

        

 


  1. Introdução

O setor industrial, após a influência de Frederick W. Taylor (1856 – 1915), visa alcançar o máximo de produção e rendimento utilizando o mínimo de tempo e esforço. Com isso, o planejamento das ações, preparação do trabalhador e padronização dos processos das empresas vem cada vez ganhando mais importância, visto seu reflexo direto nos objetivos citados. Segundo a ISO 9000 processos são um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma entradas para entregar um resultado pretendido. Portanto, algumas atividades acabam sendo cruciais para o desempenho das seguintes, seguindo assim um fluxo de processos. Com isso, é essencial assegurar que essa cadeia não seja impactada pela ausência de material ou problemas com o maquinário.

Em geral, o setor de manutenção de uma empresa tem como objetivo auxiliar no reparo ao maquinário utilizado na confecção de seus produtos. Porém, sua atuação depende da disponibilidade de material para realizar o reparo. E então, muitas vezes, um problema é encontrado: a ausência da peça necessária para reposição. Portanto, atrasando o trabalho do setor de manutenção, o que pode refletir em todo o fluxo de processos estabelecidos.

Isto posto, esse projeto visa implementar uma solução para este obstáculo, implementando um estoque de contingência em uma empresa do setor de moda. Com isso, será possível agir de maneira mais imediata nas falhas do maquinário, reduzindo o tempo de espera para a atuação do setor de manutenção.  

  1. Apresentação do problema a ser investigado

Na empresa em questão existe um portal de comunicação interna, onde são solicitados todos os serviços ao setor de manutenção. Em uma solicitação o solicitante descreve que problema está ocorrendo e em que setor.

Após esta etapa, os técnicos de manutenção vão ao local realizar uma avaliação técnica para verificar se o reparo necessitará de peças ou se poderá ser resolvido somente com a mão de obra. Caso seja identificada a necessidade de troca de peças, os mesmos devem verificar sua disponibilidade no estoque da manutenção e, se não houver tais peças, é requisitada a compra para a supervisão de manutenção. Porém, antes de efetuar a compra se faz necessário pesquisar pelo menor preço e melhores condições de pagamento com diversos fornecedores, e isso demanda tempo.

Quando as solicitações de serviços são feitas através do portal de comunicação interno, o tempo para atendimento da solicitação já é estabelecido pelo grau de complexidade, através de um sistema informatizado, tempo esse que foi estipulado pela gerência do setor de manutenção. As solicitações que não forem atendidas dentro desse tempo ferem os indicadores de qualidade de serviço seguido pela empresa (SLA- Service Level Agreement).

SLA ou Acordo de Nível de Serviço, é um acordo em que o solicitante e solicitado falam a mesma língua em quesitos de prestação de serviço. São definidos vários quesitos referentes a entrega do serviço, responsabilidade e tudo mais envolvendo as partes. No caso da empresa em questão esse acordo considera como quesito de avaliação do serviço de execução da solicitação.

Este projeto tem como objetivo principal melhorar o tempo de atendimento nos serviços solicitados ao setor de manutenção, para que consequentemente demandas sejam atendidas dentro do prazo de acordo com o SLA, assim não ferindo os indicadores de qualidade do setor de manutenção. Para isso será definido um estoque de contingência para que os serviços prestados pela manutenção sejam agilizados.

.

  1. Objetivos

  1. Objetivo Geral

Este projeto de pesquisa tem como objetivo a implementação do estoque de contingência no setor de manutenção de uma empresa do ramo da moda, para assim atender todas as solicitações dentro do prazo estabelecido pelo SLA.

  1. Objetivos Específicos

  • Realizar o levantamento anual de peças usadas pelo setor de manutenção
  • Definir a quantidade de peças a serem compradas com base no inventário e na análise ABC

        

  1. Justificativa

O setor de manutenção tem como seu maior problema o tempo de execução dos serviços solicitado, que prejudica os índices de qualidade do setor.

 Este projeto visa a implementação de um estoque de contingência, para quando os serviços forem solicitados já se tenha as peças em estoque, desta forma deverá facilitar e agilizar os atendimentos.

Com o estoque de contingência devidamente implantado, haverá condições para executar todos os serviços solicitados dentro do seu tempo estabelecido pelo SLA, fazendo com que o setor de manutenção possa atender com uma maior eficiência as demandas solicitadas.

  1. Metodologia

Tendo em vista se cumprir com os objetivos definidos, será realizado um levantamento das peças usadas no setor de manutenção. Após isso será feita uma análise ABC como método de categorização de estoque, para se determinar quais os produtos mais importantes para manter o funcionamento da empresa, tendo assim, os resultados da demanda de peças pelo setor de manutenção.

  1. Elaboração do Inventário

Será feito um levantamento de todas as peças usadas pelo setor de manutenção durante o período de 1 ano, listando-se a quantidade de unidades consumidas nesse período, para que se tenha uma base da quantidade de peças para estabelecer um estoque  para o período de 1 ano. Também será realizado um inventario no estoque da manutenção, para saber a situação real do estoque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (166.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com