TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia nos Séculos XVIII e XIX

Por:   •  24/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  1.807 Visualizações

Página 1 de 4

A Pedagogia nos séculos XVIII e XIX

Desde os séculos passados a humanidade busca uma imagem de ser humano para orientação, a tarefa de educar novas gerações. E isso vem ocorrendo até os dias de hoje, na busca de pessoas que constituem uma realidade que vive grandes transformações.

A questão antropológica vem para ser colocada em qualquer situação vivida, mesmo que não tenhamos consciência disso, mas todas partem de uma mesma ideia de humanidade. Dentre elas podemos destacar a concepção essencialista,  naturalista e histórico social.

Essa busca de mudança surgiu grandes filósofos que podemos destacar como Rousseau, seus processos que exerce grande influência a teoria pedagógica, ao deslocar o centro tradicional do processo no mestre para discípulos, acima de tudo o sentimento.

Daí partimos do século adiante XVIII e XIX, que também conhecido como o das luzes o iluminismo, que teve representantes que contribuíram para a pedagogia  com suas experiências que podemos citar: Kant, o naturalismo de Rousseau , Pestalozzi  o positivismo de Herbart .

Esse período de muitas reflexões pedagógicas teve seu principal objetivo, focada em tornar a escola leiga em função do estado, uma orientação mais prática de mudar o olhar humano.

Até hoje a ideia de uma pedagogia nova vem se tentando descobrir na humanidade com impactos sobre as ideias iluministas, mas a escola tradicional se manteve.

Na verdade a humanidade tem muita dificuldade de entender, essas novas práticas pedagógicas  e que se pretende manter uma escola tradicional que tem muitos valores  iluministas.

Ainda hoje a concepção do iluminismo não foi concretizada, deixando de focar a essência do sentimento, o coração, que é olhar para si  e semear a semente de ensinar a construção do humanismo ao semelhante.

Desafios enfrentados no século XXI

  1. Disposição para  aprender e se manter atualizado e metodologias para ensinar.
  2. Ação e estratégias de contribuição e vivência de aprendizagem.
  3. Metodologias pedagógicas através das TICs  e acesso as informações.
  4. Mediação adequada ao ato de apreender demandas de nosso tempo.
  5. Desenvolver capacidade de comunicação na linguagem do aluno.

Desafios da Educação para o século XXI

A importância de se estudar filosofia é  primordial, para a formação do aluno, para que ele possa  refletir, questionar, olhar  para si próprio e colocar em questão, que ser humano quer se tornar . O estudo da filosofia tem como  objetivo, compor valores,  fazer com que o aluno examine sua concepção em relação a sua decisão moral, entre a razão,  sentimentos e éticas.

Os alunos estudantes de filosofia aprendem também de que modo agir em relação a diferentes grupos, tomar algumas decisões tanto sozinho como em equipe, aprendendo a respeitar as opiniões das outras pessoas, mesmo não concordando com elas. Desperta também a vocação do aluno, estimulando-o a refletir, sobre qual visão de mundo quer ter,  desenvolvendo um novo olhar ao seu cotidiano, tornando-se um aluno mais crítico e capaz de tomar certas decisões, e fazer suas escolhas.

A filosofia e sociologia são disciplinas capazes desenvolver nos alunos habilidades de reflexão e criatividade para serem agentes de transformação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (189.7 Kb)   docx (87.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com