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A Pedagogia dos seculos XVIII e XIX

Por:   •  16/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  739 Visualizações

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               A pedagogia nos séculos XVIII e XIX

O século XVIII foi considerado o século das luzes, e iluminismo. O iluminismo no seu período muito rico foi marcante, pois a política educacional, que era focada no esforço para torna-la, uma escola leiga em função do estado, querendo acentuar aulas pratica do ensino, para aprendizagem da língua latim, e outros ensinos como ciência, técnicas e ofícios, tendo como seus objetivos exclusivamente mudar o rumo dos estudos principalmente, o humanístico.  Porém suas tentativas, mesmo levadas as assembleia legislativa, como fez o frances Condecert e depois Pelitier, não obteve sucesso no século XVIII. Ainda nos século XVIII existiram alguns filósofos como Rosseau, que produziu a teoria da educação, seu pensamento constituiu um marco na pedagogia contemporânea.  Rosseau criticou o ponto de vista da política, defendendo o seu pensamento de que o individuo em seu estado de natureza é bom, mas se corrompe na sociedade que destrói a sua liberdade. Com a importância que Rosseau depositou na educação como preparadora da soberania popular, provocou uma revolução copernicana na pedagogia. Ouve também, a reflexão de Kant pedagogo, sua reflexão, sendo ele o principal filósofo do iluminismo, teve sua obra critica da razão pura, com isso, ouve a revolução da maneira de pensar no século. E como Rosseau e Kant contribuíram no século XVIII no seu iluminismo, com estes impactos, pois através deles, começou as mudanças na educação, neste século, e houve mais destes filósofos que também trouxeram seus iluminismos, como a experiência de Pestalozzi, ele atraiu a atenção do mundo como mestre, diretor, fundador das escolas, sendo ele pedagogo do século XIX, mesmo, tendo iniciado suas obras no século XVIII. E no século XIX houve turbulências, essas turbulências, essas turbulências, foi porque a revolução francesa, foram consideradas e a aristocracia deu lugar a outra ideia de cidadania, com a aceleração das industrializações, e essas provocou transformações, e confronto de classes durante o século XIX, houve revolução nos transportes, navios a fapor e ferrovias, houve grande concentração de massa trabalhadora e cresceu a desigualdade entre classes sociais entre ricos e pobres, chegando a ser cruel as jornadas de trabalho, eram estendidas de quatorze a désseis horas, isso incluindo a mão de obra infantil e feminina. Então para enfrentar estas dificuldades, o prolaterario fortaleceu-se como classe revolucionaria, se opondo aos interesses burgueses, as suas próprias revindicações. E ainda no século XIX, sugiu outras duas vertentes de pensamentos, caracterizando como idealismo dialético, para ele o idealismo era a atitude de pessoas com grande ideal moral ou intelectual. Hegel desenvolveu a filosofia do devir do movimento do vir a ser, a explicar o gerador da realidade do século desenvolveu a dialítica idealista. E também Fichle, Schleirmacher Von, Humboldt, se empenharam na pedagogia neo-humanismo, que aponta na direção de um ideal de homem integral, capaz de conciliar dentro de si sensibilidade e razão, de desenvolver a si próprio em plena liberdade interior e de organiza-se, mediante uma viva relação com a cultura, como personalidade harmônica.  E com o sucesso da industrialização e o desenvolvimento das ciências trouxeram,  algumas preocupações especificas a escola tradicional do século XIX. Com a necessidade de não restringir a formações dos jovens, apenas a humanidade, mas estimular o estudo das ciências. Neste intuito destacaram-se positivistas interessados na “formação do espírito cientifico”. A pedagogia de Herbert, sua pedagogia social e ética tem por finalidade a formação  do caráter moral por meio de uma vontade esclarecida que se alcança pela instrução. As criticas de Nietzcher. As teorias pedagógicas analisadas em parte nasceram do ideal iluminismo. A filosofia iluminista no século XVIII exalta o poder da razão que lavaria o individuo a conquistar sua “maioridade” como ser autônomo. As abrangências dos séculos XVIII e XIX da uma noção clara de ideias que foram muitas vezes contraditórias, que fecundaram o ideário pedagógico, com muitas repercussões, delas que até os dias de hoje, houve esforços no sentido de criar uma nova escola, com a atenção maior as crianças e sua formação, isso conforme as teorias socialistas, mas o que predominou de fato foi a escola tradicional, elistica por ser baseada, no dualismo.

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