TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX

Trabalho Escolar: A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  3.112 Visualizações

Página 1 de 3

A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX

No final do século XVIII e início do século XIX, surge um estilo chamado Neoclassicismo (volta da arte greco-romana), esse estilo fazia contraposição ao estilo barroco. De acordo com os neoclassicistas, só haveria arte, se os artistas resgatassem os princípios gregos e renascentistas e o adaptassem a realidade moderna. Nas escolas de belas-artes, os alunos deveriam conhecer a arte do período antigo e por isso era produzida baseada na técnica e nas convenções gregas e romanas.

A arquitetura neoclássica

Tanto nas construções civis quanto nas religiosas a arquitetura neoclássica seguia o modelo dos templos greco-romanos ou o das edificações do renascimento italiano.

São algumas características da arquitetura nesse período os seguintes elementos: uso de linhas ortogonais; formas regulares, geométricas e simétricas; uso de materiais nobres (pedra, mármore, granito, madeiras);

volumes corpóreos maciços; uso de cúpulas, colunas, frisos e plantas de edifícios em forma de cruz; pórticos colunados; frontões triangulares; entre outros.

A pintura do neoclassicismo

A pintura nesse período é inspirada principalmente na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana, principalmente em Rafael, um pintor que se destacou por usar o equilíbrio entre as cores. As Revoluções Francesa e Industrial causaram grandes mudanças nas artes nesse período. Geralmente as obras expressavam um forte realismo e fortes emoções,

Jacques Louis David e Jean Auguste Dominique Ingres se destacaram na pintura nesse período.

BARROCO NA PENINSULA ITÁLICA

O barroco foi uma tendência artística que teve inicio no século XVII na península itálica, o Barroco rompeu o equilíbrio entre sentimento e razão e entre arte e ciência que os artistas renascentistas procuravam, na arte barroca a emoção predomina sobre o racionalismo. Apresenta um certo exagero e extravagância em suas composições;

Após a Reforma Protestante, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder, provocando algumas alterações em alguns setores da cultura europeia (como por exemplo, formação de Estados Nacionais e governos absolutos), ciente disso a igreja católica utilizou novamente a arte para propagar o catolicismo e ampliar sua influência através de obras que impressionam pelo esplendor.

A pintura barroca

A pintura barroca apresenta algumas características marcantes, como por exemplo, a disposição dos elementos na tela quase sempre assimetricamente na diagonal, também tinha por característica um acentuado contraste de claro-escuro (visando aumentar a sensação de profundidade e intensificar a expressão de sentimentos).

Seus temas eram ligados a religiosidade, a vida da nobreza e para a vida do povo simples. Entre os pintores barrocos destacam-se:

Tintoretto: Pintou temas religiosos, mitológicos e retratos. Entre as características mais marcantes estão: o corpo das figuras é mais expressivo do que o rosto, e a luz e a cor têm grande intensidade.

Caravaggio: Uma das suas principais características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com