TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRUZ, Maria Clara da. O conceito de formação espacial

Por:   •  6/9/2019  •  Resenha  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA

FACULDADE DE GEOGRAFIA

JUSSARA SILVA DO NASCIMENTO

RESENHA DAS OBRAS: “O conceito de formação espacial: sua gênese e contribuição para a geografia” e “Diferenciação socioespacial”.

 

Professor Dr. José Antônio Herrera

Altamira/PA

2018

CRUZ, Maria Clara da. O conceito de formação espacial: sua gênese e contribuição para a geografia. GEOgrafia, Niterói, ano V, n.9, p. 67-83. 2003.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. Diferenciação Socioespacial. In: Cidades, v. 4 n. 6, p. 45-60. 2007. 

        As obras aqui resenhadas buscam fazer uma análise quanto aos processos e elementos que constituem o espaço e sua dinâmica, além de destacar sobre a importância do estudo do espaço, que servirá como base para a compreensão do conceito de formação espacial e da diferenciação socioespacial.

        A origem dos conceitos de espaço e formação espacial são baseados diretamente ao pensamento marxista, através do materialismo histórico e da dialética e ao pensamento estruturalista, onde ocorre uma relação entre o modo de produção e formação econômica social. A partir destas reflexões será proporcionada uma nova visão, a sócio – espacial.

        Dentro do pensamento marxista, a concepção materialista e a dialética tornam-se algo crucial para o entendimento das atividades e relações materiais que resultam do processo de produção. Diante disto, a produção define-se como a unidade mediadora das relações sociais, uma vez que através dela chega-se a uma explicação teórica quanto as relações internas e externas da sociedade e seu desenvolvimento, tendo como instrumento de análise a história. Com isso o materialismo histórico surge como uma proposta de análise baseada nas condições reais da materialidade que em conjunto com a dialética interagem em um sistema dinâmico, através dos estágios e das produções humanas. A filosofia marxista dentro desta perspectiva estabelece uma distinção entre a base (infra-estrututa) e a ideologia (superestrutura), tendo a última como aquela que atua na manifestação das aparências das sociedades e assim as reproduz.

        O conceito de modo de produção segundo a visão de Althuser da obra de Marx aparece como subsídio para a compreensão da estruturação, sendo utilizado para a explicação de todos os movimentos reais do mundo social. Nesta leitura Althusseriana destacam-se três níveis de compreensão, o econômico, o político e o ideológico, que constituem a base para a categoria de formação econômica e social, quem com sua aplicação na Geografia dará suporte para a elaboração do processo de formação espacial. Uma vez que a geografia tem se colocado como objetivo a explicação do espaço através das práticas dos homens. Neste sentido, entende-se a partir dos sistemas de relações econômicas (infraestrutura) determinam-se as condições do sistema político e ideológico (superestrutura).

        A partir da vinculação e organização dos indivíduos humanos com o restante da natureza, tem-se como resultado o desenvolvimento de uma totalidade estruturada em diversas relações. A história destas relações constituem uma história de transformações acumulativas da natureza através do processo de trabalho, expressadas pelo sistema de relações sociais. Diante deste processo, originam-se um sistema de diferenciação de classes sociais, tendo o espaço como uma das dimensões representativas para estas diferenciações, gerando assim o chamado crescimento espacial esigual. A desigualdade é reflexo da existência de diferenças de uma sociedade de classe que distinguem seus membros a partir do lugar que ocupam tanto na produção, quanto na distribuição de riquezas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com