TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caderno de Notas Estágio II Geografia

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

CENTRO DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

GEO 474 – ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

PROFESSORA BRUNA CRISTINA FLAUSINO SANTIAGO

CADERNO DE NOTAS

Este texto traz as observações durante o estágio, onde  observou-se durante esse período a prática docente, os materiais utilizados pelo professor em suas aulas, as atividades propostas, os trabalhos, as avaliações e, principalmente, o dia-a-dia, isto é, como acontecem as relações entre os alunos e o professor e como estas caminham na construção do conhecimento da Geografia.

Observou-se, ainda, a infraestrutura da escola e da sala de aula, e por fim tudo que abarca a educação e a vida diária dos alunos. A estrutura é de extrema qualidade com salas dotadas de Datashow, computador, ar condicionado e quadro de acrílico.

Tal ideia de tomar como conhecimento todos esses detalhes presentes na escola é fundamentada, também, na concepção de que só conhecendo esses detalhes é possível saber da realidade e, só sabendo da realidade é possível construir uma visão sobre a mesma e pensar possíveis soluções para uma mudança.

No que tange as aulas de Geografia, notamos que o professor tem amáxima paciência com os alunos quando estes estão se comportando de maneira incorreta. Porém, cada turma tem a sua realidade e rotina, assim presenciou-se que na turma que acompanhei o atrapalhar e atrasar das aulas com: conversas baixas e altas, movimentação de um lado para o outro dos alunos, o não copiar da matéria.

O professor é muito querido pelos alunos e suas aulas se dão sempre da mesma maneira, utilizando de slides e/ou quadro. Os alunos, então, copiam o que tem no quadro ou slides para seus respectivos cadernos. Diante do exposto, o professor faz as explicações do conteúdo.

A participação nas aulas é sempre efetiva e numerosa, algumas das perguntas são extremamente s elaboradas e bem colocadas.

Uma das características marcantes da turma é a articulação social e ambiental, as perguntas sempre giram em torno desses pontos, e em grande parte perguntas de relevância e sem aquela característica de curiosidade natural dos alunos.

Um fato surpreendente é um aluno que aplica na bolsa de valores e entender maravilhosamente bem de mercados de ações e economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (135.3 Kb)   docx (102.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com