TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II GEOGRAFIA UNOPAR

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.115 Palavras (13 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

  1. ESTUDO DE ARTIGO......................................................................................
  2. ANÁLISE DO PCN....................L.....................................................................
  3. ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA........................................................
  4. ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE ..............................................
  5. OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE MATEMÁTICA..............................................
  1. Diário de observação 1...............................................................................
  2. Diário de observação 2...............................................................................
  3. Diário de observação 3...............................................................................
  1. ELABORAÇÃO DO PROJETO DE UNIDADE...................................................
  2. APRESENTAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE...................................................
  3. REGÊNCIA (INTERVENÇÃO PRÁTICA) ..........................................................
  4. ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO.........................................................................

  1. ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO.........................................................................................................
  2. APRESENTAÇÃO DO PROJETO......................................................................

  1. ESTUDO DE ARTIGO

A pesquisa é de uma doutorada em fase de conclusão, Gisele Neves Maciel, onde a mesma apresenta mudanças que ocorreram no processo de avaliação dos livros didáticos de Geografia. Também ira destacar erros encontrados em livros didáticos de Geografia, aprovados e distribuídos em nosso país.

O PNLD (Programa Nacional Livros Didáticos) torna-se o principal responsável pela distribuição dos livros didáticos em nosso país a partir de 19\08\85.Com recursos oriundos do governo federal trás a municípios, livros didáticos para alunos da rede pública, e somente os livros reutilizáveis entraram no começo do programa.

O MEC em 1993 pediu uma avaliação pedagógica dos livros escolhido, para séries iniciais do ensino fundamental, onde essa avaliação sempre ocorrerá em triênios, e em 1995 apenas o livros que passarem nesta avaliação poderiam ser escolhidos pelos professores. Em 1996 se produz o primeiro Guia de livros didáticos, onde estão contidas todas as coleções aprovadas, e a partir de 2001 o PNLD se torna o maior programa de distribuição de livros do mundo.

Porém o PNLD com esses grandes números acabou se tornando um oligopólio, onde grandes editoras(Abril, Santillana, FTD, Saraiva, Ibep, Ediouro e Editora Brasil) concentram 87% das compras desses livros. Estudiosos questionam que é muito dinheiro público em mão de determinadas empresas “privadas”. Porém do ponto de vista institucional, a ampliação do PNLD no decorrer dos anos, se consolidou como política de educação do Estado Brasileiro, regulamentada pelo decreto n7084 em 27\01\10.

Em 1999 o Guia do Livro didático passa a ganhar mais critérios de avaliação, continuam as ressalvas, porém com símbolos as famosas estrelinhas, que como critério uma estrela era recomendada com ressalva, duas estrelas eram recomendo e três recomendado com distinção. E nesses critérios a afirmação que o livro não deve conter informações incorretas e desatualizadas. Em 2002 o critério de avaliação continuou com as estrelinhas, porém uma grande mudança ocorreu as obras passam ser analisadas por coleção.

Já em 2005 os mesmos critérios continuam sendo utilizados, mas acontece outra mudança significativa, as estrelinhas passam a ser extintas, e as coleções passam a ser apenas aprovadas ou reprovadas. Em 2008 a estrutura de avaliação foi mantida, em 2011 também continuou da mesma forma.

 Só em 2014 que acontece novamente alteração nos critérios de avaliação, as coleções que tiverem falhas pontuais poderiam ser corrigidas ao desenrolar da avaliação, e as falhas de maior gravidade excluídas.

Apesar com os passar dos anos os critérios de avaliações e eliminações dos livros didáticos mudaram, no entanto nada disso deixou de passar várias incorreções em livros didáticos aprovados. De 2002 a 2014 foram aprovados 71 coleções de Geografia, publicado por treze editoras, onde retratamos o oligopólio no PNLD.

Portanto o PNLD vem com importante contribuição quanto a distribuição de material didático, e gratuito aos alunos da rede publica, porém o próximo passo a se seguir é debater a real qualidade do material distribuído em todo país, pois temos muitas incorreções aprovadas nesses vários anos de PNLD.

ANÁLISE DO TEXTO PCN

No intuito de saber o que é Geografia, é dizer que Geografia tem métodos que são próprios e que a mesma é uma ramo específico de pesquisa e conhecimento científico. Com o objeto que não basta explicar o mundo e sim transforma-lo. Assim a Geografia ganha conteúdos que passam ser significativos na transformação do cidadão, e partir dos anos 80 uma série de propostas curriculares são voltadas para este segmento dentro da Geografia.

Portanto umas das características fundamentais da produção da Geografia dos últimos tempos, foi o surgimento de abordagens que consideram as dimensões subjetivas. Essa tendência conceitual que se procura assinalar ao definir o corpo de conteúdo que a Geografia deve abordar no Ensino Fundamental.

Na abrangência escolar o estudo da Geografia proporciona ao aluno a possibilidade de compreenderem sua posição no conjunto de interações entre a sociedade e a natureza. E outro aspecto considerado importante foi buscar eixos temáticos, valorizando conteúdos procedimentais e atitudinais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (320.8 Kb)   docx (522.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com